A constante ação de pichadores na Avenida República Argentina, arredores do Shopping Água Verde, tem feito os comerciantes e moradores da região perderem a paciência. Num trecho de seis quarteirões, entre as ruas Rio Grande do Sul e Arion Niepce da Silva, praticamente todos os estabelecimentos comerciais estão pichados. Os rabiscos de tinta dos vândalos também atingem algumas casas e fachadas de prédios.
Segundo Marcel Brotto, gerente de loja de roupas na Avenida República Argentina, o problema com a ação dos pichadores já atinge comerciantes da região há quase 10 anos. “Temos a loja aqui há sete anos e sempre foi assim. Toda semana, às vezes todos os dias, vamos abrir a loja e há alguma parede ou porta de ferro pichada”, conta.
Brotto diz que durante muito tempo tentou consertar o estrago feito pelos pichadores ao longo dos anos, mas confessa que hoje já nem dá mais atenção. “Já desistimos. Não tem o que fazer. Você pinta, lava e tenta deixar tudo certinho para a loja não ficar com visual feio, mas é só dar jeito que no outro dia acontece tudo de novo. Chegamos para trabalhar e está tudo pichado. Não adianta. Melhor deixar assim”, lamenta.
Desiste
Marco André Lima |
---|
Marcel diz que problema tem quase 10 anos e comerciantes já desistiram de limpar a sujeira todos os dias. |
Perto dali, Edna Meinertz, que é caixa em loja de calçados também na região do Shopping Água Verde, afirma que a direção do estabelecimento também já desistiu de tentar coibir a ação dos pichadores. “Não faz nem um mês que pintamos os portões e já está tudo pichado novamente. Simplesmente não tem mais o que fazer. Trabalho aqui há oito e sempre foi desse jeito. Você limpa e eles picham de novo. O jeito é conviver com essa poluição visual”, desabafa. “Já tentamos avisar a polícia e até a Guarda Municipal, mas não adianta, pois a ação dos marginais é durante a madrugada, quando as ruas estão vazias e ninguém vê a ação deles. Então o jeito é aceitar o problema e tentar conviver com isso. É o que nos restou”, avalia Brotto.
Povo deve avisar a Guarda
Marco André Lima |
---|
Carvalho: parcerias. |
Segundo a Guarda Municipal, a situação na região do Água Verde é conhecida e monitorada pela corporação. O diretor da corporação, inspetor Claudio Frederico de Carvalho, reforça que a ajuda da população nesse tipo de ocorrência é fundamental para inibir a ação dos pichadores. “Trata-se de ação muito rápida e é difícil pegar no flagrante. Mas alertamos para a população ligar para o 153 ao se deparar com qualquer situação de pichação. Também mantemos contatos com frentistas, porteiros e vigias que nos alertem quando há pichadores. Com essa parceria, neste ano quadriplicamos o número de denúncias e conseguimos efetuar 200 prisões. Por isso, contamos muito com o apoio dos cidadãos”, afirma.