Seis palestras abrem, nesta segunda-feira (11) à noite, em Londrina, norte do Paraná, os eventos paralelos da Feira do Empreendedor 2008, promovida pelo Sebrae/PR. Vão ser os primeiros de 212 eventos – palestras, debates, apresentações de casos – que formam a área de conhecimento da Feira. A parte expositiva, na qual empresas de todo o País vão oferecer oportunidades reais de negócios, começa na quinta (14) e vai até o domingo (17).

continua após a publicidade

A Feira será realizada no Centro de Exposições e Eventos de Londrina, a três quilômetros do Shopping Catuaí, zona sul da cidade. A entrada e o estacionamento são gratuitos, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. As inscrições, também gratuitas, podem ser feitas nas sedes regionais do Sebrae/PR ou pela internet no site www.sebraepr.com.br/feira2008.

A organização espera um público de pelo menos 12 mil pessoas. Até as 14 horas de sexta-feira, dia 8, estavam confirmadas 224 caravanas de todas as regiões do Estado, com cerca de 9 mil pessoas. É a quarta vez que o Paraná sedia a Feira do Empreendedor, que neste ano acontece em 12 cidades brasileiras.

As palestras desta segunda-feira começam às 18h30. A primeira terá o tema ‘Qualidade no atendimento ao cliente’ e vai abordar os impactos do atendimento ao consumidor no dia-a-dia das empresas. Às 19 horas, ‘Quero lançar minha idéia no mercado’ vai mostrar como estruturar uma idéia e colocá-la em prática. ‘Planejar é fácil, vamos começar?’, a partir das 19h30, vai mostrar que, além de essencial, o planejamento “não é um bicho de sete cabeças”, segundo a consultora do Sebrae/PR Adriana Kalinowski.

continua após a publicidade

Às 20 horas começa a palestra ‘Sucessos e fracassos em novos negócios’, sobre erros e acertos de um novo empreendimento. ‘Para crescer é preciso delegar’, a partir das 20h30, vai tratar da importância de os gestores delegarem funções para as empresas ganharem agilidade em seus processos. E, às 21 horas, ‘Finanças pessoais’ vai abordar o necessário controle do orçamento pessoal de um empreendedor.

E-commerce

continua após a publicidade

Na terça-feira (12), dia 12, toda a programação será dedicada ao comércio eletrônico, segmento que, no Brasil, movimentou R$ 6,3 bilhões em 2007, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Das 14 horas às 17h30, haverá um ciclo de seminários sobre comércio eletrônico para micro, pequenas e médias empresas.

Das 19h às 21h30, o Centro de Eventos vai sediar 28 palestras, de meia hora cada, sobre os mais variados assuntos referentes ao e-commerce, como ‘Pagamento e financiamento na Internet’, ‘Credibilidade da sua loja virtual’ ou ‘Como cadastrar links patrocinados no Google’. As palestras serão proferidas por consultores do Sebrae e por representantes de empresas diretamente ligadas ao mundo virtual, como UOL, Visanet e Locaweb.

Na quarta-feira (13), último dia antes da abertura oficial da Feira, voltam as palestras de uma hora cada, nos mesmos horários da programação de segunda-feira, mas com cinco novos temas: ‘Técnicas para falar em público’, ‘Como cobrar e negociar dívidas’, ‘Empreendedorismo x empregabilidade’, ‘Coaching executivo e empresarial’ e ‘Qual o melhor ponto de venda?’, além de ‘Sucessos e fracassos em novos negócios’.

Na quinta-feira (14), além da exposição das oportunidades de negócios e dos eventos da área de conhecimento, começam as palestras magnas – com renomados profissionais da área empresarial – e o Espaço Jovem, com debates e talk-shows direcionados ao público de 16 a 23 anos de idade.

Áreas complementares

Promovida para sensibilizar as pessoas interessadas em abrir, expandir ou aprimorar um negócio, a Feira do Empreendedor 2008 tem duas áreas indissociáveis, na opinião do consultor do Sebrae/PR e coordenador geral do evento, André Basso. Segundo ele, os eventos paralelos foram pensados justamente para complementar a parte expositiva.

“As palestras vão ajudar o visitante a entender melhor aquela oportunidade de negócio que ele vai conhecer lá mesmo na Feira”, explica Basso. “Vão também ajudar o empreendedor a se preparar para a ação que, uma vez planejada, dará mais resultados”, acrescenta. “Atualmente, para se iniciar um negócio, são fundamentais informações consistentes de fontes confiáveis.”

Serviço:

Feira do Empreendedor do Paraná 2008

Realização – Sebrae/PR

Quando – 14 a 17 de agosto, com eventos paralelos a partir do dia 11

Onde – Centro de Exposições e Eventos de Londrina (Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 3.333, próximo ao Shopping Catuaí)

Portal – www.sebraepr.com.br/feira2008

Contatos – CRCOM Comunicação Empresarial – Cláudia Romariz (43 9987.9561) e Rogério Fischer (43 3322-3388). E-mails – crcom@crcom.com.br e creventos@crcom.com.br

Por Da ASN/PR

(Reprodução autorizada -Agência Sebrae de Notícias – ASN -asn@sebrae.com.br)