Está previsto para hoje o início das obras no quilômetro 20 da Estrada da Ribeira (BR-476). O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT-PR) vai construir um desvio de 200 metros, no lado interno da pista. No local, o trânsito de caminhões está proibido desde o último dia 19, quando parte da pista afundou devido à chuva, provocando a abertura de um buraco de 5 metros de diâmetro. O trecho segue funcionando em meia pista.
Segundo o superintendente do DNIT-PR, David Gouvêa, o desvio será construído emergencialmente para que os trabalhadores possam atuar na intervenção no buraco. ?O local merece uma intervenção importante para evitar que o problema se repita?, diz. A obra emergencial prevê a proteção da encosta, com grampeamento e concreto projetado para evitar futuros deslizamentos. No aterro, será feita a contenção com muro de gabião. ?Até sexta-feira, o tráfego deve estar totalmente liberado?, diz o superintendente.
Em novembro do ano passado, o DNIT abriu a licitação para obras de conservação em toda a Estrada da Ribeira, mas o processo foi parar em Brasília, pois uma das empresas não concordou com a exclusão do processo. Por isso, a obra está sendo feita emergencialmente, sem licitação.