A Prefeitura começou a obra de acesso à ponte do binário PUC, que ligará o bairro Guabirotuba ao Prado Velho. A nova ponte fará a interligação direta dos dois trechos da rua Senador Salgado Filho que são interrompidos pela Linha Verde. Durante esta semana, está programada a concretagem da cabeceira da ponte, que permitirá a conclusão do aterro, por onde passará a nova rua de acesso.
A conclusão do aterro permitirá a pavimentação do acesso à ponte. Quando o binário estiver pronto, a avenida Senador Salgado Filho será mão única no sentido Guabirotuba-Prado Velho e a Imaculada Conceição terá sentido único, a partir da Jóquei Clube, do Prado Velho para o Guabirotuba.
A implantação do binário PUC, que permitirá a travessia da Linha Verde em linha reta e em mão única, é resultado de uma série de estudos e levantamentos técnicos que levaram em conta, entre outras fatores, os focos geradores de trânsito na região, como o Colégio Medianeira e o campus da PUC. Com o binário, o trânsito fluirá melhor, o que aumentará a eficiência do transporte coletivo.
Com isso, quem estiver na Linha Verde sentido Norte-Sul e quiser entrar na pista sentido Sul-Norte deverá seguir pela Salgado Filho à direita, em seguida à esquerda, na Pedro de Toledo, e à esquerda de novo, na Imaculada Conceição, atravessando a pista Norte-Sul e entrando à esquerda na Sul-Norte, sem encontrar trânsito em sentido contrário.
Para quem estiver na Linha Verde, sentido Norte-Sul, e quiser ir até a PUC bastará entrar à direita na Salgado Filho. Da pista Sul-Norte para a PUC, bastará sair da Linha Verde pela Imaculada Conceição e entrar na Salgado Filho, fazendo a travessia.
Essa é uma situação de trânsito bem diferente da que existia na antiga BR, onde os motoristas faziam conversão à esquerda na própria pista da rodovia, com trânsito intenso em sentido contrário, o que tornava este cruzamento um dos mais congestionados da cidade, além de um perigoso ponto para o motorista e totalmente inviável para o pedestre. O pedestre agora terá ponto de travessia com semáforos, faixas e rampas.
O binário PUC é o último dos quatro binários previstos nesta primeira etapa da Linha Verde. Os outros três – São Pedro, Santa Bernadethe e Fanny – já estão em funcionamento, fazendo a ligação dos bairros a leste e a oeste da antiga BR. Somados, os quatro binários envolvem trechos de 30 ruas e têm quase dez quilômetros de extensão.