Quem passar nesta semana pela Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, vai encontrar o fogo simbólico que representa a chama viva do patriotismo dos brasileiros.

continua após a publicidade

A pira foi acesa ontem durante a abertura das comemorações da Semana da Pátria, que tem seu ápice no dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil. O fogo simbólico, que fica aceso até o fim das festividades, na próxima segunda-feira, foi criado em 1938 pela Liga da Defesa Nacional.

Ainda na abertura das comemorações da Semana da Pátria, ontem, aconteceu a 72.ª edição da Corrida do Facho, uma das mais antigas e tradicionais do Paraná. A prova de revezamento reuniu 786 atletas, entre estudantes e militares.

Os vencedores receberam medalhas. A corrida tem este nome porque, nas primeiras edições, acontecia durante a noite. Cada corredor carregava uma tocha, chamada de facho, para iluminar o caminho.

continua após a publicidade

Hoje, os participantes usam bastão entregue para o companheiro de equipe durante o revezamento. A primeira Corrida do Facho ocorreu em 25 de agosto de 1937.

Festividades

continua após a publicidade

As comemorações da Semana da Pátria ainda tem concerto, amanhã, da Orquestra Sinfônica do Paraná juntamente com as bandas militares do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar.

O concerto começa às 20h30, no Teatro Guaíra. Na sexta-feira, tem início o Paraná em Ação, que oferece serviços gratuitos à população, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

O evento vai até o próximo dia 8 e está aberto ao público entre 9h e 17h. Para o dia 7 está marcado o desfile cívico-militar, a partir das 9h30, na Avenida Cândido de Abreu.