Começam amanhã as obras do binário Chile-Guabirotuba

A Prefeitura de Curitiba começará às 8h30 desta terça-feira (25) as obras do novo binário Chile-Guabirotuba, que vai melhorar o trânsito em cinco bairros da cidade. Equipes estarão trabalhando na avenida Comendador Franco, perto do Palácio Hyogo e do Habbib’s. O binário, que beneficia diretamente 87 mil pessoas, envolve as ruas Guabirotuba, Chile, Alberto Twardowski e Pergentina Silva Soares.

“Esta é uma importante via de ligação, que integrará as mudanças previstas na Linha Verde Norte, melhorando o transporte coletivo e o fluxo de veículos na cidade”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente, formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas. No futuro, quando implantada a trincheira da Gustavo Rattman e também o binário Agamenon Magalhães – Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.

Ao todo, durante os 10 meses previstos para os trabalhos, haverá obras nos bairros Rebouças, Prado Velho e Jardim Botânico, numa extensão total de 2.852 metros. Serão feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. Esta trincheira vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares. Também serão construídas uma ponte sobre o Rio Belém, próxima da rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

Obras

Nos próximos dez dias, as equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estarão construindo acessos para a implantação de desvios necessários para a construção de uma trincheira sob a avenida Comendador Franco. No local da obra, a avenida Comendador terá duas pistas bloqueadas e quatro pistas livres para a circulação.

Após as construções dos desvios (um na altura do Palácio Hyogo e outro quase em frente ao Habbib´s), a avenida Comendador Franco no sentido Centro/bairro será bloqueada para a construção da trincheira, na rua Chile, dentro da Vila das Torres. O outro sentido será bloqueado, após a conclusão do primeiro trecho da trincheira.

As ruas que farão parte do binário Chile e Guabirotuba têm mão dupla. Em 2011, quando todo o trabalho estiver concluído, o binário funcionará no sentido bairro-centro desde a rua Alberto Twardowski, entrando pela rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile até próximo do Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário Chile que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. Neste trecho, as ruas terão sentido único do Jardim Botânico para o Prado Velho.

No sentido Centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna