Imunização

Começa vacinação contra gripe comum para idosos

Tem início hoje, em Curitiba, a vacinação contra a gripe comum para pessoas com mais de 60 anos de idade. A estimativa é de que aproximadamente 153 mil idosos sejam imunizados até o próximo dia 7 de maio, quando termina a campanha de vacinação.

“Apesar da gripe A (H1N1), as gripes sazonais continuam circulando no nosso meio. É importante que os idosos tomem a vacina para evitar complicações, como pneumonias, que podem levar a hospitalizações. A vacina está sendo fornecida agora porque no inverno, em função das baixas temperaturas e da alta umidade, os casos de gripe costumam ser mais frequentes”, comenta a enfermeira-técnica da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Raquel Farion.

Contra a gripe A, devem ser vacinados, também a partir de hoje, apenas idosos com doenças crônicas. A estimativa é de que eles sejam cerca de 38 mil pessoas na capital.

“O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou para dizer se a vacina contra a gripe A será fornecida a todos no Paraná. Por isso, por enquanto, a imunização contra a H1N1 só será fornecida a idosos portadores de doenças crônicas”, afirma.

Para a campanha, são considerados portadores de doenças crônicas: obesos mórbidos, asmáticos, doentes neuromusculares com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos por uso de medicação ou doenças crônicas, diabéticos, portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, doentes hepáticos, doentes renais e portadores de doenças do sangue.

Também fazem parte do grupo os pacientes com terapêutica contínua com salicilatos, portadores da síndrome clínica de insuficiência cardíaca, portadores de cardiopatias como hipertensão arterial pulmonar e valvulopatias, cardiopatas isquêmicos e hipertensivos com disfunção ventricular, cardiopatas congênitos cianóticos e acianóticos, miocardiopatas e periocardiopatas.

Nos dias de semana, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da prefeitura. Nos sábados e domingos, nos Centros de Urgências Médicas, das 8h às 18h. De hoje até o dia 2 de maio, haverá uma tenda montada na Boca Maldita, na região central, que irá disponibilizar as vacinas das 9h às 17h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna