Começa período de vacinação contra poliomielite

O Paraná espera vacinar 690 mil crianças menores de cinco anos na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que começa hoje e vai até 6 de julho. Só em Curitiba, a expectativa é vacinar pelo menos 108,5 mil crianças. Os números correspondem à meta de 95% do público-alvo, fixada pelo Ministério da Saúde.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, das 8h às 17h, e em unidades volantes (mercados, praças, shoppings) estruturadas pelos municípios. Os endereços dos 267 locais estão no site www.curitiba.pr.gov.br.

Pela primeira vez em 33 anos, as duas doses da vacina serão ofertadas em apenas uma etapa. Até o ano passado, havia duas fases: em junho e em agosto. Quem não conseguir ir ao posto de vacinação hoje poderá procurar a dose em qualquer uma das unidades básicas de saúde no horário normal de atendimento. Também será possível aplicar a dose de reforço contra a gripe para as crianças que tomaram a dose inicial há pelo menos um mês.

Não há contraindicação para crianças com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Menores de idade com doenças graves, febre acima de 38 graus ou alguma infecção devem ser avaliados por um médico.

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, cujo contágio se dá principalmente pela boca. É carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição, pode matar.

No Brasil não há registro da doença desde 1989, no Paraná desde 1986 e em Curitiba desde 1985. Mas as campanhas continuam na agenda do Ministério da Saúde porque o vírus ainda circula no mundo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna