Começa maior batalha do mais concorrido vestibular

Hoje começa o vestibular mais disputado do Paraná: o da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ontem, o dia foi de muita expectativa para os estudantes que pleiteiam uma das vagas num curso universitário. A maioria dos cursinhos pré-vestibulares de Curitiba promoveu os chamados aulões de véspera. Neles, professores se concentram em fornecer duas orientações em especial: relembrar o aprendido e buscar o relaxamento.

O Curso Dom Bosco realizou seu aulão no Centro de Convenções de Curitiba. Foram 4.200 estudantes divididos em dois turnos. O diretor do curso e professor de História, Ari Herculano de Souza, explicou que o objetivo do aulão é passar dicas, lembrar o que foi estudado e valorizar o que o aluno aprendeu durante o ano. “A parte afetiva é importante. Mostramos ao aluno que estamos com ele e que ele está preparado. Com essa confiança ele rende melhor nas provas”, destacou, lembrando que os aulões são sempre em clima descontraído.

Para a prova de História Ari afirmou que os temas ligados à cultura são importantes e provavelmente vão aparecer.

O professor de Física do Curso Expoente, Paulo Lee, explicou que nos aulões apenas se revisa e não se ensina nada novo. Ele disse que tentar aprender nessa hora acaba intranqüilizando o estudante. “É uma revisão descontraída onde tentamos fazer o aluno se sentir bem para fazer a prova”, explicou. Lee disse que o importante para se aprender Física é interpretar o fenômeno. “Não é só decorar as fórmulas. Claro que damos macetinhos, mas o importante é compreender como as coisas estão acontecendo”, destacou.

Expectativa

A expectativa de Thayane Pucci, 17 anos, em seu primeiro vestibular, é estar bem preparada. Ela quer uma vaga no curso de Arquitetura na Federal. A matéria que mais sente dificuldade é Química. “Este aulão vai ser útil “, afirmou.

Com mais experiência, André Luís Alves Oliveira, 18 anos, disse que seu segundo vestibular vai ser melhor que o primeiro. “Um ano a mais de estudo e acho que estou com mais preparo e tranqüilidade”, relatou o candidato a uma vaga no curso de Música-Produção Sonora da UFPR. Na opinião dele o aulão é mais festa do que aula. “Mas serve para descontrair”, concluiu. Até as 14 horas de ontem, 2.700 candidatos não haviam retirado seus comprovantes de inscrição, o que pode ser feito até minutos antes do horário das provas pela Internet no site

www.nc.ufpr.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo