A Prefeitura de Curitiba programou para esta quarta-feira (30), às 9h30, o desvio na Avenida Comendador Franco, no sentido Curitiba/São José dos Pinhais. A mudança de trânsito é para a construção da trincheira na rua Chile, sob a avenida das Torres, que faz parte do binário Chile-Guabirotuba. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) vão orientar os motoristas.

continua após a publicidade

Serão interditados 200 metros da avenida Comendador Franco, perto do Palácio Hyogo., no Jardim Botânico. No trecho do desvio, haverá um estreitamento de pistas. A avenida das Torres terá quatro pistas funcionando, em vez das seis existentes. Os veículos que vão no sentido Curitiba/ São José dos Pinhais serão desviados na altura da rua Alberto Franco da Costa, sendo deslocados para uma pista construída sobre o canteiro central, ocupando também uma pista que vem no sentido São José dos Pinhais/Curitiba. A mudança vai durar três meses.

Nesta fase da obra, as equipes vão fazer o estaqueamento, que vai segurar a laje superior da trincheira. Somente depois de concluídas estas etapas, a Prefeitura vai iniciar a escavação da trincheira.

A construção da trincheira vai beneficiar diretamente os bairros: Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. A nova ligação viária vai beneficiar 87 mil moradores destas regiões. O binário envolve as ruas Guabirotuba, Chile, Alberto Twardowski e Pergentina Silva Soares.

continua após a publicidade

Durante os 10 meses previstos para os trabalhos, haverá obras em uma extensão total de 2.852 metros. Serão feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. Esta trincheira vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares. Também serão construídas uma ponte sobre o Rio Belém, próxima da rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

No sentido Centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

continua após a publicidade

O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente, formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas. No futuro, quando implantada a trincheira da Gustavo Rattman e também o binário Agamenon Magalhães – Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.