A construção de uma rede integrada de combate ao tráfico de drogas é um dos pontos principais da pauta da XIII Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – PREVIDA, que começa na segunda-feira (23), em Curitiba.

continua após a publicidade

Promovida pela Polícia Militar do Paraná, pelo Conselho Estadual Antidrogas (CONEAD) e pela Coordenadoria Estadual Antidrogas (CEAD), da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, a PREVIDA recebe apoio do Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminal, Júri e de Execuções Penais. Na programação do evento, está previsto um seminário, que será realizado no auditório da sede do MP-PR, à Rua Marechal Hermes, 751, no Centro Cívico, entre os dias 23 e 27.

Na programação do seminário há três apresentações do Ministério Público. Na segunda-feira, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Curitiba, promotor de Justiça Vani Antonio Bueno, participa do debate sobre a Marcha da Maconha e a questão da descriminalização da droga (a partir das 14h).

Na terça-feira (24), a partir das 9h, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, promotora de Justiça Valéria Teixeira de Meiroz Grilo, apresenta palestra sobre as implicações e relações da Lei Federal 11343/06, a chamada Lei das Drogas e Entorpecentes, como Estatuto da Criança e do Adolescente. Na quinta-feira (26), o promotor de Justiça Francisco Zanicotti, representando a Fundação Escola do Ministério Público (FEMPAR), fala sobre o trabalho de capacitação das entidades assistenciais aos usuários de droga.

continua após a publicidade

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, até sábado (28) haverá atividades em todo o Estado para marcar a PREVIDA, com destaque para a Formatura Geral do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que reunirá mais de 10 mil estudantes das redes de ensino público e particular na quinta-feira (26), e o V Encontro do Proerd, que discutirá políticas públicas de prevenção às drogas em Faxinal do Céu. Também haverá blitze educativas para as crianças e adolescentes.