Começa a Quaresma para os católicos

O momento é de reflexão para os católicos de todo o mundo. Começa hoje a Quaresma, um período de 40 dias que se estende até a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus e a vitória da vida sobre a morte. Neste período, muitos fiéis se entregam ao jejum e à oração.  

Segundo o padre da Congregação dos Missionários do Verbo Divino e coordenador da dimensão do ecumenismo e diálogo inter-religioso da Arquidiocese de Curitiba, Joachim Andrade, a Quaresma tem duas missões. A primeira é recordar da passagem do povo hebreu do Egito para a terra prometida, ocorrida entre os anos 1270 e 1238 a.C. ?A segunda é lembrar a atitude de Jesus que, anos mais tarde, recordou a passagem permanecendo quarenta dias e quarenta noites no deserto, entregue às orações e analisando sua missão. Foi a partir disso que ele passou a propagar sua doutrina.? No deserto, Jesus jejuou e orou. Por isso, nesse período, alguns cristãos seguem seu exemplo e se entregam a pequenos sacrifícios, também com o objetivo de construir uma identidade pessoal.

Algumas pessoas, durante os próximos quarenta dias, deixarão de comer carne. Outras, na tentativa de fortalecer o espírito, passam a meditar profundamente sobre a Bíblia, dedicam-se a obras de caridade e deixam de realizar algumas atividades rotineiras, como por exemplo assistir à televisão. O momento é de reflexão e serve para rever a vida e abandonar os pecados, tornando-se uma pessoa melhor. ?Cada cristão deve passar por esse processo de renovação. É muito importante que todos sigam o exemplo de Jesus, percebam suas limitações e construam um processo de melhoria da qualidade da própria vida e da vida da comunidade. Nas missas, durante a Quaresma, são enfocados o arrependimento, a renúncia e a reparação, assim como a paixão e o sofrimento de Jesus?, diz padre Joachim.

Fraternidade

Junto com a Quaresma, tem início a Campanha da Fraternidade 2007, que tem como tema ?Fraternidade e Amazônia?, sendo realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao abordar o assunto, a igreja católica visa melhor conscientizar as pessoas e as autoridades políticas sobre as riquezas e problemas presentes na região amazônica, assim como propor soluções concretas para a melhoria e sobrevivência do local. ?A Amazônia mantém o equilíbrio do planeta, sustentando a vida do ser humano. Devemos preservá-la e também à sua população, que atualmente vive em situação bastante precária. A responsabilidade sobre a Amazônia é de todos?, declara.

A campanha, que será realizada até o final do ano, irá abordar assuntos como desmatamentos, exploração voltada ao lucro, povos indígenas, benefício privado sem levar em conta o interesse público, biopirataria e migração das pessoas para os centros urbanos. Como ocorre em todos os anos, ao final da campanha será realizada uma coleta de alimentos e roupas a serem doadas a pessoas carentes. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo