Não foi por falta de tolerância no horário que 1.566 candidatos (8% dos 18,8 mil inscritos) não participaram do primeiro dia de provas do vestibular de Verão 2011 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mesmo com o aviso de que os portões seriam fechados às 8h45, a universidade ampliou o prazo até um minuto antes do início das provas, marcado para 9h. O número de ausentes foi maior do que a edição de Verão 2010, quando 1.394 candidatos faltaram no primeiro dia.
Alguns conseguiram atrasar mais do que os 14 minutos de tolerância. No Campus Curitiba, um dos seis endereços de provas, a estudante Daniele Von der Osten, de 16 anos, perdeu a prova. Ela tentaria uma vaga no curso mais concorrido desta edição, Medicina. “Eu e mais quatro vestibulandos partimos às 6h de Cerro Azul (a 92 km de Curitiba), mas na Rodovia dos Minérios enfrentamos um trânsito lento e passamos do horário”, explicou.
Houve aqueles que, para evitar qualquer risco, cercaram-se de todos os cuidados. “Planejamos a semana toda o horário de saída, o trajeto e avaliamos todos os problemas eventuais como trânsito lento e acidentes para tudo dar certo hoje”, revelou o estudante do curso de Biologia da UFPR, Rodrigo Ferreira de Moraes, de 19 anos, que trouxe a namorada para a prova. “Ela é idealista e estava nervosa porque sonha em se tornar uma socióloga e abrir uma ONG que atenda moradores de rua”.
Muitos candidatos contaram com a companhia dos pais. Parte deles ficou aguardando a saída dos pupilos no café da manhã, na Biblioteca Central, organizado pela universidade. Teve mãe que fez ainda mais. Mal começaram as provas, e a supervisora de atendimento Graziela Lara de Moraes surgiu quase sem fôlego em frente ao portão do bloco em que sua filha realizava a prova. “Minha menina esqueceu-se dos óculos e ela tem quatro graus de miopia”, revelou a mãe, que conseguiu enviar o objeto por um funcionário.
As provas da PUCPR continuam neste domingo. Assim como ontem, depois das 15h o gabarito deverá estar disponível no site. No primeiro dia, a prova de Química foi considerada a mais difícil pelos estudantes entrevistados. A divulgação do resultado está prevista para o dia 28.