A exatamente uma semana do prazo contratual para que prefeitura de Curitiba e governo do Estado concluam todas as obras de mobilidade incluídas no PAC da Copa, é visível a diferença no ritmo das intervenções realizadas na capital em relação às dos municípios vizinhos. Enquanto o último balanço da prefeitura curitibana aponta algumas obras prontas – como os viadutos estaiado e da Marechal Floriano, que será inaugurado às 10h de hoje – e todas as outras com execução ao redor de 90%, as gerenciadas pelo governo do Estado correm sério risco de não serem concluídas integralmente a tempo.
Nem números atualizados sobre o andamento das obras a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) revela. Já a prefeitura estima que a maioria seja entregue até o próximo sábado, com alguns detalhes para serem concluídos em, no máximo, dez dias. Mas essa previsão pode sofrer novos atrasos em função das chuvas.
Oficialmente, o governo estadual mantém a postura de esperar que as obras sob sua responsabilidade fiquem prontas no prazo, ou seja, no próximo sábado (31 de maio). O Paraná Online apurou que as empreiteiras foram pressionadas a colocar mais pessoal e máquinas para agilizar o andamento das intervenções. Caso haja atraso, o Estado irá avaliar que providência será adotada. A Comec alega que repassa os dados das medições das obras ao Ministério das Cidades e desconhece o motivo do órgão não publicar as informações mais recentes. E insiste que não pode repassar os números à imprensa para não descumprir acordo com o governo federal. A reportagem procurou o ministério, porém não teve resposta sobre a questão.
A única informação dada pela assessoria da Comec é que até o dia 31 o tráfego de veículos será liberado em todos os pontos onde há bloqueios em São José dos Pinhais, como nas avenidas das Torres e das Américas – esta, no prolongamento da Marechal Floriano. Porém a assessoria do órgão não soube dizer se as quatro trincheiras previstas no município (duas em cada corredor) estarão terminadas até o próximo sábado.
Capenga
Na prática, isso significa que os corredores aeroporto-rodoviária e Marechal Floriano tendem a ficar incompletos dentro da data estipulada para o término dos serviços. Na Avenida das Torres, no trecho após o portal de São José dos Pinhais, ainda há muito a ser feito. A via está bastante bagunçada, com desvios de trânsito. Para viabilizar a conexão da Avenida Salgado Filho com a Rua Joaquim Nabuco, criando nova ligação entre os dois municípios, seria necessário fazer uma ponte. Também não há indícios de que as trincheiras nas ruas Arapongas e Arlindo Costa sejam liberadas até sábado que vem.
Na Marechal, está quase tudo pronto até a região do Parque Náutico, com duas pistas em cada sentido nas laterais e canaleta exclusiva para transporte coletivo no centro. Mas na continuação dela, na Avenida das Américas – trecho sob responsabilidade da Comec, em São José dos Pinhais – falta pavimentar as duas pistas de um dos lados, no sentido Curitiba, e realizar outras alterações viárias que permitirão acesso alternativo ao Aeroporto Afonso Pena. O principal caminho para se chegar ao terminal aeroportuário é feito pela Avenida das Torres, mas a remodelação do acesso por baixo da BR-376 também não foi finalizada. Além disso, duas trincheiras sob a Avenida das Américas, nas ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos, aguardam conclusão.
Além dos trechos que se conectam com as obras da prefeitura de Curitiba (corredores rodoviária-aeroporto e Marechal), a Comec é responsável por melhorias na Rua da Pedreira, em Colombo, e na Avenida da Integração, que liga o município de Pinhais ao Bairro Alto, em Curitiba.
Ainda não tem nada 100%!
Embora a prefeitura de Curitiba chame algumas obras de prontas, em todas há detalhes a serem ajustados. No viaduto estaiado, liberado ao tráfego no dia 12 de abril, falta um acerto no sistema viário, como programa&cce,dil;ão de semáforos e instalação de placas indicativas. A previsão é concluir tudo em uma semana. Projetado pela gestão de Luciano Ducci, o prefeito Gustavo Fruet nem fez questão de inaugurar a obra de R$ 84 milhões.
Já na trincheira do Guabirotuba, liberada ao tráfego em outubro de 2013, falta sinalização e parte da calçada no acesso ao lado da Fiep, em direção ao Jardim Botânico. O pavimento está pronto e a estimativa é finalizar em dez dias. Na região do viaduto da Marechal Floriano, o tráfego que vinha sendo desviado à direita, para quem segue sentido Curitiba, será normalizado, mas haverá bloqueios pontuais durante a semana para pintura.
Na Avenida das Torres, sentido Curitiba, pouco depois do viaduto do Uberaba, há um trecho que tem causado lentidão. As três pistas afunilam em duas, mas foram abertas outras duas à direita, próximo do Minipreço. A prefeitura explicou que serão mantidas três pistas, só que o traçado será alterado para a direita.
Na rodoviária, está em fase final a construção do novo acesso para ônibus. Eles seguirão pela Rua Dario Lopes, sem precisar passar pelo viaduto do Capanema, e terão acesso por uma nova entrada, com o alargamento da Rua Conselheiro Laurindo.