Com um mês de atraso inicia ano letivo na UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou ontem o ano letivo de 2003. Com isso, 18.457 alunos da graduação, que estavam em férias, voltaram para a sala de aula. Também os 4.034 calouros, aprovados no último vestibular, tiveram seu primeiro dia de aula. No caso dos calouros, eles têm até amanhã para procurar os departamentos de seus cursos para confirmarem a matrícula, sob pena de perderem a vaga.

O início das aulas na UFPR, que geralmente ocorre em março, está com mais de um mês de atraso por conta da greve dos servidores ocorrida em 2001, entre os meses de julho e outubro. Com isso, o primeiro semestre de 2003 segue até o dia 23 de agosto. De 24 de agosto a 14 de setembro será o período de recesso. O segundo semestre, com início no dia 15 de setembro, segue até o dia 7 de fevereiro. O período de 14 a 31 de dezembro será reservado ao recesso escolar. A expectativa da direção da universidade é restabelecer o calendário no ano que vem, caso não haja nova deflagração de greve – hipótese que não está descartada, principalmente devido à reforma da Previdência, que não deve agradar os servidores públicos federais.

De acordo com a professora Neusa Moro, coordenadora do Núcleo de Atividades da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR, a modificação do calendário não deve prejudicar os alunos. “A carga horária é a mesma. Não há prejuízos”, garante.

Uma das novidades neste ano letivo são os convênios firmados com outras universidades, como a Unioeste, UEL e o Cefet, que devem proporcionar maior mobilidade acadêmica de professores e alunos, explica Neusa. “Esses convênios podem minimizar nossos problemas”, aponta. Outra novidade, adianta Neusa, se refere à inclusão de mais atividades extracurriculares nos cursos de graduação, inclusive de trabalhos junto à comunidade.

Com relação às bolsas para alunos, a professora garantiu que não houve redução. A UFPR oferece 340 bolsas para monitoria, 119 para o Programa Especial de Treinamento (PET) e cem para o licenciar (para cursos de licenciatura).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo