A programação é diversificada aos turistas. Além de acompanhar a produção de doces, vinhos, mel e queijos, também é possível degustar nos finais de semana o almoço ou o café colonial (somente com reserva agendada), além de levar alguns produtos para casa. “Começamos com o vinho e o leite é o forte da produção, para queijos e bebidas lácteas”, conta Maria Clara Jess, que faz parte da diretoria do projeto. Outro destaque do cardápio são as geleias de mexerica e morango.
Os produtores são associados do complexo e fornecem a matéria-prima processada no local. Depois de conquistar os turistas que visitam a Villa, o próximo passo é fornecer para a merenda escolar no município e expandir a produção para os municípios vizinhos. Pensando nisso, Maria Clara conta que a Villa do Colono já se tornou uma marca e conta com identidade visual própria.
Variedade
O leite é uma das atrações principais da Villa do Colono. Ele é apresentado aos visitantes em diversas formas, desde o envase do produto até seus derivados: queijos moles e duros, frescal, de coalhada, mussarela e prato. De acordo com a Associação Agroecológica e Turística de Piraquara – Trento Transforma, que coordena a iniciativa, são cerca de cinco mil litros de leite produzidos por dia.
A vinícola também é destaque entre os turistas, de onde saem os vinhos suave, cabernet e grappas. E junto com as geleias, completam as prateleiras da loja da Villa o doce de leite, compotas, mel e molhos variados. Por fim, o cardápio do café colonial não deixa a desejar, com pães brancos e integrais, queijo frescal, tortas, bolachas, bolos doces, sucos, salame, pão de queijo, manteiga e geleias de frutas.
Serviço:
Villa do Colono
Rua Nova Tirol, 2523 – Capoeira dos Dinos – Piraquara (41) 3673-4017
villadocolono@gmail.com A loja com os produtos artesanais funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
É preciso agendar o almoço e o café colonial, servidos nos finais de semana.
Veja na galeria de fotos a Villa do Colono.