O intenso movimento de automóveis nas principais vias das praias tem prejudicado a coleta de lixo feita por caminhões. A situação provocou o protesto de moradores de Praia de Leste, no último sábado, em frente à Prefeitura.

O presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darcy Deitos, afirmou que há um termo de cooperação entre o município e o Estado. De acordo com Deitos, o município mantém a coleta normal e o Estado a amplia. Para a Operação Viva o Verão, foram contratados sete caminhões só para atender Pontal do Paraná.

Coleta

A chefe do Departamento de Resíduos Sólidos da Suderhsa, Carla Mittelstaedt, explica que, no dia do protesto, um dos caminhões quebrou, mas até a sua substituição, houve um atraso de cinco horas. Carla atribui a morosidade do recolhimento ao congestionamento e à falta de rotina. ?Em época de veraneio, as pessoas não têm horário certo para se desvencilhar do lixo?, comenta. Carla pede que a população colabore nesse sentido e, ponha o lixo para ser coletado entre 7h e 13h30.

continua após a publicidade

continua após a publicidade