Um projeto de artes cênicas ajudou a melhorar o comportamento de alunos com problemas disciplinares no Colégio Estadual Antônio Raminelli, em Cambé, Região Norte do Estado. Desde março passado, 30 alunos do ensino fundamental estão participando do projeto “Teatro na Escola”, uma parceria entre o colégio e uma empresa do município.
Segundo a professora Elis Regina Piffer, orientadora educacional que coordena o trabalho do grupo, a idéia surgiu no começo do ano, quando começaram a chegar à direção diversas reclamações sobre o comportamento de alguns estudantes. “Normalmente, projetos especiais são destinados aos alunos que se destacam. Resolvemos fazer o inverso, chamando para integrar o grupo apenas os estudantes mais indisciplinados ou que estavam apresentando problemas de aprendizado e socialização. No início eles ficaram um pouco desconfiados, mas depois viram qual era a verdadeira razão da escolha”, explica Elis.
Segundo a orientadora, a iniciativa já está dando resultados. “Pelo menos um parcela dos alunos apresentou melhora na disciplina e um desempenho superior nas notas.”
As aulas são ministradas pelo professor, ator e diretor teatral de Londrina, Rafael Ferraz de Arruda, e acontecem todos os sábados, das 9h00 às 12h30. “Além de desenvolver habilidades motoras e intelectuais, o projeto está propiciando uma maior integração entre os nossos alunos”, garante Elis.