A área do Xapinhal ? ocupação irregular com 2.300 famílias, no Sítio Cercado, zona sul de Curitiba ? está recebendo obras de implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto. A melhoria faz parte do projeto de urbanização da área, incluída no programa Nossa Vila, da Prefeitura.
As obras estão sendo executadas por empreiteira contratada pela Cohab e devem estar concluídas no início do próximo ano, com a ligação da rede do Xapinhal à estação de tratamento da Sanepar Padilha Sul, no bairro do Ganchinho, vizinho ao Sítio Cercado.
A rede de coleta e tratamento de esgoto integra o conjunto de obras de urbanização do Xapinhal, que prevê, entre outras melhorias, a implantação de redes de água e energia elétrica, drenagem e pavimentação. Além disso, está prevista a construção de equipamentos comunitários como creche e área de lazer. Hoje, a área do Xapinhal tem infra-estrutura precária e saneamento deficiente. A maior parte das casas se abastece de água em torneiras comunitárias. Não existe rede de esgoto e a rede de energia elétrica não alcança a totalidade da ocupação e, por isso, é comum que os moradores se cotizem para dividir a ligação e a conta de luz.
As obras de urbanização no Xapinhal estão orçadas em R$ 9,4 milhões e são financiadas pelo governo federal. Além da implantação de infra-estrutura na ocupação, o projeto elaborado pela Cohab prevê a criação de um loteamento, batizado de Novo Horizonte, para assentamento das famílias que estão em situação de risco no Xapinhal. Com 529 unidades, o loteamento, localizado no mesmo bairro do Sítio Cercado, também está em obras.