As empresas de ônibus de Curitiba devem começar hoje a distribuição dos kits de inverno para os cobradores que trabalham na Rede Integrada de Transporte. Cada kit tem um par de luvas, um gorro e uma blusa de lã, que devem ser usados juntamente com o uniforme habitual dos profissionais. O reforço no uniforme foi negociado no ano passado entre Prefeitura de Curitiba, Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) e as empresas de ônibus.
Tudo começou após reclamações da categoria de que os cobradores recebiam multas por usar, durante os dias frios, roupas mais quentes que não faziam parte do uniforme. Na época, a prefeitura proibiu este tipo de multa aos funcionários do transporte coletivo.
A responsabilidade pelo kit de inverno ficou totalmente com as empresas. De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), o primeiro lote dos kits será distribuído a partir de hoje para dois mil cobradores, com preferência para os trabalhadores que atuam em estações-tubo e terminais.
Todos receberão o pacote com as roupas e acessórios em virtude do rodízio de escala. São cinco mil cobradores na Rede Integrada de Transporte. A assessoria de imprensa do Setransp ainda informou que a entrega do kit inverno não terá qualquer custo para o funcionário. A distribuição deve ser finalizada em um mês.
Cobradores ouvidos ontem pela reportagem do Paraná Online, que preferiram não ser identificados, disseram que o kit inverno vai proteger mais o tronco e os membros superiores. No entanto, um dos grandes problemas que os cobradores enfrentam é o frio nas pernas e o assoalho molhado das estações-tubo nos dias de chuva. Na semana passada, quando Curitiba registrou baixas temperaturas, muitos cobradores optaram em desobedecer as orientações de usar somente uniforme e vestiram casacões sobre a roupa da empresa para se proteger do frio.
Paliativo
O Sindimoc, por meio de nota, comunicou que o kit inverno tornou-se uma medida paliativa após a cobrança do sindicato sobre as multas recebidas pelos cobradores. A entidade afirmou que vai cobrar a entrega do kit a partir do início do inverno, no dia 21 deste mês. Apesar da iniciativa, o Sindimoc defende a mudança no modelo das atuais estações-tubo. A solução estaria em estruturas climatizadas, de acordo com o sindicato.