Empresários da indústria madeireira de Bituruna e municípios vizinhos, região que concentra um grande número de empresas desse segmento, têm a oportunidade de acompanhar, nesta terça e quarta-feira, a Clínica Tecnológica do APL da Madeira e Esquadrias. O encontro tem como objetivo trabalhar, sob o viés tecnológico, melhorias nos processos produtivos, como por exemplo, na área de produção e finanças, além de consultorias e apresentação de um plano de ações de trabalho para 2007/2008.
De acordo com Rosangela Angonese, consultora do Sebrae no Paraná, esse evento faz parte de um conjunto de ações que o Sebrae está desenvolvendo, juntamente com parceiros, para o fortalecimento das empresas na região. Ela reforça a importância do apoio dado pela Prefeitura de Bituruna em todo esse processo. No começo de agosto, empresários do setor madeireiro de Bituruna e região se reuniram em um workshop, para discutir a competitividade e sustentabilidade do setor.
"Alguns assuntos foram identificados como prioritários para as empresas da região. A Clínica Tecnológica vai começar a levar informações e soluções para a melhoria dos problemas identificados no workshop", explica. Rosangela destaca que o grupo de empresas que participou do workshop demonstrou grande interesse em participar do Programa, o que, na sua opinião, é muito positivo para os resultados finais. "Essa é uma atitude positiva e essencial para a efetividade do Programa, pois demonstra que os empresários realmente estão empenhados em buscar melhorias."
Força do Setor
A região que compreende o APL foi colonizada por volta do século XVII e desde o início da povoação, a exploração madeireira foi destaque na região, principalmente quanto à atividade industrial. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná – SEPL e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes, no final de 2006, as cidades que compõem o APL da Madeira compreendem 255 estabelecimentos madeireiros, sendo União da Vitória o município mais significativo em número de estabelecimentos, com 85.
O mesmo estudo mostra que a importância da região como maior produtora de esquadrias de madeira nacional e o potencial exportador dos produtos, bem como a existência de apoio institucional e de ações em desenvolvimento foram relevantes para a consolidação do APL na região, que foi oficializado em 2005. A principal atividade do APL é a fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, seguida da fabricação de esquadrias de madeira, de casas de madeira pré-fabricadas e desdobramento de madeira.
A Clínica Tecnológica é uma realização do Sebrae Paraná e Fiep/Senai, em parceria com a Prefeitura de Bituruna, Rede de Tecnologia do Paraná – Retec, Rede APL Paraná, Associação Comercial e Industrial de Bituruna e APL da Madeira de União da Vitória (PR) e Porto União (SC).