Há um ano os irmãos Alda Silmara e Paulo Roberto Britto Sprenger resolveram que queriam dar uma contribuição para a sociedade, ajudando crianças especiais vindas de famílias carentes. Eles fundaram a Associação dos Amigos das Crianças Especiais, uma entidade sem fins lucrativos que promovia o assistencialismo. Depois de três meses, sentiram a necessidade de ampliar esse trabalho, e criaram o Serviço de Atendimento Multiprofissional Inclusivo (Seami), que oferece atendimento psicoeducacional, clínico e pedagógico a crianças e adolescentes de zero a 18 anos da Região Metropolitana de Curitiba.
De acordo com Paulo Sprenger Filho, que responde pela direção administrativa das duas entidades, o Seami é uma clínica de avaliação que oferece atendimento nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia e serviço social. O diferencial do trabalho, destaca a coordenadora do Seami, Jupira Machado Teixeira, é que as crianças são atendidas de forma integral. “Vemos o indivíduo na sua totalidade, ou seja, físico, cognitivo, emocional e social”, disse. Além das atividades feitas na entidade, os profissionais também acompanham o desenvolvimento da criança na escola, observando quais as necessidades dessa pessoa no meio onde está inserida.
A clientela da instituição, comenta a presidente da Associação e do Seami, Ada Silmara Sprenger, vai desde crianças com deficiência mental, até com problemas de hiperatividade ou necessidade de reforço escolar. Elas têm acesso aos serviços, em geral, indicadas por órgãos públicos. Segundo Silmara todos que passam pelo local têm retorno de atendimento. “Ninguém sai daqui sem resposta”, garantiu. A presidente acrescentou que a meta da entidade é ampliar os serviços ofertados, bem como os horários de atendimento, hoje das 8h às 12h.
Mas, para isso, precisam ampliar as parcerias, já que as duas entidades sobrevivem de doações da comunidade ou promoções sociais. Quem quiser colaborar, tanto com doações de dinheiro, roupas, alimentos ou móveis podem procurar a sede da Associação, na rua Mateus Leme, 142, no bairro São Francisco, telefone (41) 3022-7999; ou na sede do Seami, na rua Padre Germano Mayer, 2180, Hugo Lange, telefone (41) 3022-1719. No próximo dia 29 de agosto as duas entidades promoverão baile no Clube Dom Pedro II, voltado para a terceira idade. Os convites custam R$ 7,50 e podem ser adquiridos em uma das sedes ou na hora do evento.