A CSN Paraná (CISA) começou a produzir em sua nova unidade de pré-pintados e galvanizados na fábrica de Araucária no último mês. Esses produtos são destinados às industrias de construção civil e de utilidades domésticas. A CISA está sendo pioneira nesse tipo de industrialização e, segundo o gerente comercial da CSN Paraná, Marcelo Mokayad, a procura pelos produtos tem sido satisfatória.

A nova unidade de pré-pintados e de galvanização da CSN Paraná está em fase de pré-operação já disponibilizando os produtos a seus clientes. A fábrica tem capacidade de produzir 330 mil toneladas/ano de aço galvanizado e 150 mil toneladas/ano de pré-pintados. Com a nova unidade, a capacidade total da empresa chegou a 600 mil toneladas de aço por ano. “Nos últimos meses fizemos muitos investimentos na unidade do Paraná e totalizamos US$ 325 milhões com a finalização da indústria de pré-pintados e galvanizados”, comenta Mokayad.

Segundo o gerente comercial da CSN Paraná, o principal objetivo da fabricação dos pré-pintados é racionalizar o processo produtivo de seus clientes, que muitas vezes eram os responsáveis pela pintura do aço. “Além de facilitar o trabalho de nossos consumidores, nós estamos agregando valor aos nossos produtos, deixando-os mais nobres”, acrescenta.

Mercado novo

Os maiores mercados para os novos produtos da CSN Paraná são o Sul e o Sudeste, onde está concentrada a maior parte das indústrias de construção civil e de utilidades domésticas conhecidas como linha branca, que engloba geladeiras, freezers, entre outros. Mas, de uma maneira geral, os pré-pintados e galvanizados tem um mercado bem distribuído por todo o País, além de ter pedidos de outros países. A CSN Paraná é a primeira empresa do setor a produzir esses produtos, por isso tem tido uma grande procura. “A demanda tem sido bem satisfatória, sabemos que os resultados serão a médio e longo prazo, mas pelo tempo que estamos produzindo temos tido bons resultados”, afirma Mokayad.

No Brasil, a demanda anual de pré-pintados ainda é muito baixa, não ultrapassando as 70 mil toneladas. Nos Estados Unidos, por exemplo, são produzidos mais de cinco milhões de toneladas por ano. Lá, houve um crescimento de 10% nesse mercado entre os anos de 1999 e 2000, por isso estima-se que o Brasil pode atingir um volume de produção de 250 mil toneladas por ano.

As principais aplicações dos pré-pintados são coberturas e tapamentos para estabelecimentos industriais, comerciais e residências, além de forros, portas, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, fogões, eletroeletrônicos, móveis e outros.

A CISA

A CSN Paraná (CISA), pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi criada em 1998 no município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. A empresa é uma unidade de laminação e revestimento, e está preparada para comercializar cerca de 600 mil toneladas de aço por ano. A CISA tem como principais clientes as indústrias de construção civil e de utilidades domésticas.

Os principais produtos da CSN do Paraná são o aço galvanizado com revestimento de zinco puro, aço galvanizado com uma liga de zinco e alumínio e aço pré-pintado.

A CISA tem uma capacidade de produção projetada de 240 mil toneladas por ano de galvanização com zinco puro e com a liga de zinco e alumínio, 100 mil toneladas/ano de pré-pintados e 220 mil toneladas por ano de bobinas a quente decapadas.

Toda essa produção é feita de uma maneira ambientalmente responsável. A CSN Paraná fez uma série de estudos com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para adequar o seu processo de fabricação para que o meio ambiente não sofra danos. As principais ações nesse sentido são a utilização de equipamentos modernos para o controle de emissões e uma estação completa de tratamento de efluentes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade