O Circuito Ciclofaixa de Lazer, lançado pela Prefeitura de Curitiba, estreou neste domingo (23) sob protestos de cerca de 200 ciclistas. O circuito está sinalizado com faixas vermelhas no centro da cidade, sendo destinado, inicialmente, somente para o trânsito de bicicletas em um domingo do mês.
“Os ciclistas querem uma quinta faixa que funcione todos os dias, como acontece na Europa. Queremos o ciclofaixa não só para o lazer, mas também para o usuário que pedala para o trabalho”, protesta o ciclista José Egídio Rodrigues.
O ciclista Délcio Renato da Costa Milagre, que veio há dois anos da Angola para estudar em Curitiba, também protesta e defende o funcionamento da ciclofaixa todos os dias. “Espero que a ciclofaixa aconteça sempre porque nós temos direito como os outros veículos”, afirma.
O empresário e ciclista Marcelo Moreira passeou com seus dois filhos na ciclofaixa e gostou bastante da ideia. “A gente mora no centro e não precisa ir até os parques para andar de bicicleta. Seria melhor que a ciclofaixa funcionasse todos os domingos”, defende o empresário.
Numa etapa inicial as faixas vermelhas da ciclofaixa têm quatro quilômetros de extensão, com saída na esquina da XV de Novembro com a Rua Mariano Torres, passando pela Marechal Deodoro, Emiliano Perneta, Visconde de Nácar e André de Barros, no centro da cidade.
Como o circuito será realizado um domingo por mês, já está marcado para acontecer nos dias 27 de novembro, 18 de dezembro, 15 de janeiro, 12 de fevereiro e 25 de março. De acordo com a Prefeitura, a ciclofaixa de lazer será ampliada até o Parque Barigui no ano que vem, num percurso de 14 quilômetros, e acontecerá todos os domingos. Ainda segundo a Prefeitura, em novembro deste ano começam as obras da ciclofaixa na Marechal Floriano Peixoto.