Um dos poucos espaços em Curitiba destinados à exibição de vídeos alternativos e produções de cinema em que o conceito de sétima arte é priorizado exibiu ontem suas últimas sessões.

continua após a publicidade

Após 25 anos de presença na agenda cultural da cidade, a partir de hoje, o Cine Luz – uma das mais antigas salas de cinema de Curitiba – paralisa temporariamente suas atividades para, após um período ainda sem previsão, reabrir suas portas em um novo local.

De acordo com a diretora de ação cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Luci Daros, o Cine Luz deve ser reaberto no espaço cultural a ser construído pela prefeitura na Rua Riachuelo, onde há obras de revitalização. Segundo Luci, a expectativa é que as obras comecem já em 2010.

O fechamento do espaço atende a recomendações do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros, que vinham pedindo a adequação do local às atuais normas de acessibilidade e segurança.

continua após a publicidade

Entre os motivos que levaram a FCC a optar pela mudança estão os pontos definidos pela legislação municipal que caracterizam a estrutura física do local onde o cinema funcionava, na Rua XV de Novembro, como inadequada para sediar eventos.

“A legislação possibilitava a utilização de subsolos de edifícios para eventos culturais, o que hoje se tornou inviável pelas exigências de órgãos como o Corpo de Bombeiros, que visam à segurança da população”, diz Luci.

continua após a publicidade

As novas instalações do Cine Luz constam em projeto arquitetônico que está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O novo complexo prevê a utilização de parte da edificação do antigo quartel do Exército, cujas instalações foram transferidas para a prefeitura. Além do Cine Luz, o novo espaço ainda abrigará as sessões do Cine Ritz. “Estamos agora em uma fase de análise orçamentária. Em breve pretendemos anunciar parceiros”, conta a diretora.

Enquanto as novas instalações não ficam prontas, a demanda de exibição de produções e toda a programação do Cine Luz será transferida para a Cinemateca de Curitiba.