Cindacta II assume funções do Cindacta I

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta), em Curitiba, começou a monitorar ontem – além dos estados da região Sul e parte do Mato Grosso e do Estado de São Paulo – dois setores que eram de responsabilidade do Cindacta I, de Brasília. Segundo nota emitida pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) da Aeronáutica, a operação transcorreu normalmente.

Dois setores do Cindacta I, que abrangem o polígono formado pelas cidades de Ubatuba (SP), Pirassununga (SP), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), passaram para a área de controle do Cindacta II. Assim, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) inicia a criação de um corredor aéreo entre o Cindacta II (Curitiba) e III (Recife), ligando diretamente as regiões Sul e Nordeste do país e reduzindo o volume de tráfego sob a coordenação do Cindacta I.

A mudança estava em estudo desde o ano passado e tem como objetivo melhorar a fluidez do trafego de aeronaves da região Sul e de São Paulo para o Nordeste e vice-versa. Essa alteração foi possível graças à conclusão, neste mês, do processo de modernização dos equipamentos do Centro de Controle (ACC) Curitiba do Cindacta II, iniciado em 2004. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo