Inspeção realizada ontem pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), orgão ligado ao Ministério Público do Trabalho, detectou que o número de controladores de vôo existente no Cindacta 2 (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba, é insatisfatório. Atualmente são 185, quando deveria haver 194. O Cindacta 2 é responsável pelo controle do tráfego aéreo de toda a região Sul e do Mato Grosso do Sul.
Segundo o coordenador nacional da Codemat, Alessandro Miranda, a saída para a reposição de controladores de vôo são os concursos – o último foi realizado em janeiro e prevê a contratação de 64 profissionais no país. ?Gradativamente essas faltas estão sendo repostas?, afirmou. Porém, ele disse que são necessários novos estudos a fim de verificar se a quantidade de controladores exigidas hoje, em determinados Cindactas, atende a demanda.
No Cindacta 2, avaliou Alessandro Miranda, apesar do número inferior de controladores, a situação é considerada segura. ?No Cindacta 2 verificamos bons resultados na inspeção, pois os controladores podem fazer intervalos de até meia hora no trabalho, sendo que a lei determina pelo menos 15 minutos, e ainda a quantidade de aviões controlada simultaneamente também está abaixo do que deve ser?, contou Miranda. No Cindacta 2, segundo ele, 12 aviões são controlados simultaneamente, enquanto a lei exige o máximo de 14 aeronaves.
Na vistoria de ontem, o Codemat também detectou a necessidade de o Cindacta 2 instalar equipamentos novos para operar o tráfego aéreo. Alguns aparelhos já estão em fase de teste e devem entrar em operação a partir de outubro deste ano. Os equipamentos do Cindacta 2 serão trocados depois de 20 anos de uso, tempo considerado normal pelos procuradores, pois a vida útil do material varia entre 15 e 20 anos. ?Já era conduta do comando do Cindacta 2 fazer essas mudanças?, comentou o responsável pelas investigações no Paraná, procurador Iros Losso.
A Codemat está realizando visitas técnicas em todos os Cindactas do país com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos funcionários. O próximo passo dos procuradores da Codemat é inspecionar os Cindactas 3, em Recife, e 4, em Manaus. O objetivo é avaliar também 27 aeroportos.