O Ministério da Educação abriu processo de supervisão de 70 instituições de Ensino Superior no país, cinco delas no Paraná. O processo inclui o congelamento de vagas e perda da autonomia para a criação de novos cursos. A lista com as entidades foi publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União.
As 60 faculdades que passarão pela supervisão tiraram notas iguais ou inferiores a 1,45 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, além de apresentar resultados insatisfatórios no biênio 2009 e 2008. Além destas, três universidades e sete centros universitários também deverão passar por supervisão após sucessivas avaliações negativas.
No Paraná, de acordo com o Diário Oficial, passarão pela supervisão a Faculdade de Tecnologia de Curitiba, a Faculdade de Tecnologia Iapec, a Fundação de Ensino Superior de Clevelândia, a Faculdade Unilagos e a Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Noroeste do Paraná.
As novas medidas terão validade até a divulgação do próximo IGC, quando as instituições poderão ter as restrições suspensas caso melhorem seu desempenho e apresentem resultados satisfatórios na avaliação – o que significa nota superior a três. Caso as determinações não sejam cumpridas, o MEC poderá abrir processo para descredenciar a instituição.