O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, assinou ontem um convênio com o diretor do Instituto Ciência Hoje, Renato Lessa, que estabelece em Curitiba a sucursal Sul da revista Ciência Hoje. Há mais de 20 anos no mercado, a publicação divulga a produção científica brasileira e pela primeira vez firma uma parceria direta com uma instituição de ensino superior.

continua após a publicidade

?Esta parceria é pioneira e nos interessa muito pelo canal que existe entre as instituições do Sul e universidades dos países da América Latina. Desta forma queremos aumentar a capilaridade do instituto e –  com o sucesso deste projeto piloto, repetir o processo criando sucursais filiadas a instituições de renome do Norte e Nordeste?, explicou Lessa.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFPR, Nivaldo Eduardo Rizzi, a UFPR oferecerá toda a infra-estrutura para o funcionamento da revista que vai se instalar no prédio do Departamento de Comunicação Social, no campus do Juvevê. Além disso, alunos do curso de Jornalismo da Federal farão estágio na revista. ?Nosso objetivo é propiciar uma formação especializada para os nossos alunos, em jornalismo científico?, disse Rizzi.

Para Moreira, o convênio vai ajudar na divulgação da pesquisa científica feita no Sul do Brasil. ?Temos que mostrar que existem ótimos trabalhos sendo feitos fora do eixo Rio-São Paulo. É preciso descentralizar?, afirmou. Ele lembrou ainda que a UFPR edita 28 revistas científicas de caráter nacional. Todas elas são custeadas pela reitoria já que existia grande dificuldade de patrocínio. ?Isso acabava prejudicando a produção das publicações. Pela primeira vez a reitoria da UFPR decidiu bancar a produção de todas as revistas?, falou.

continua após a publicidade

Além da Ciência Hoje, a sucursal Curitiba produzirá reportagem para a revista Ciência Hoje das Crianças. A publicação é dirigida para alunos do ensino fundamental e, através de um convênio firmado com o Ministério da Educação, é distribuída para 500 mil crianças de 80 mil escolas brasileiras. A periodicidade das duas publicações é mensal. O jornalista Roberto Barros de Carvalho vai chefiar o escritório de Curitiba.