Para tentar evitar a proliferação do vírus Influenza (H1N1), os municípios de Campo Mourão e Apucarana cancelaram as festividades em comemoração ao 7 de setembro. As duas cidades vão adiar os desfiles respectivamente para 10 de outubro e 15 de novembro.
Em Campo Mourão, a celebração cívica agora será comemorada junto com o aniversário de cidade, em 10 de outubro. Também foram canceladas as festividades dos 49 anos do distrito de Piquirivai, que seriam nesta quarta-feira (19), e atividades culturais marcadas para o dia 23 na mesma localidade, devendo ser realizada apenas a Corrida de Rua Horley Casali. A passeata do Programa Viva Mais, que seria dia 21 de agosto também foi transferida para data ainda a ser definida.
“Temos que dar o exemplo e nos prevenir de todas as formas, assegurando que as pessoas não corram riscos em situações de aglomeração, ou que possam ter muito contato pessoal, e transmitir o vírus”, afirma em nota a vice-prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay. A cidade tem 42 casos de gripe A com 5 mortes.
O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), pretende realizar o desfile de 7 de no dia 15 de novembro – mesma data em que é comemorada a proclamação da República.
A decisão sobre o cancelamento aconteceu em reunião com militares, diretores de escolas e demais representantes das entidades que participam da festividade, na última sexta-feira (14). Em Apucarana há 22 casos confirmados e duas mortes.
O secretário de saúde do Paraná, Gilberto Martin, não foi encontrado para comentar sobre as decisões dos dois municípios.