A população dos municípios atingidos pelo vendaval de setembro, que destelhou cerca de 860 casas em três cidades, receberá 9 mil telhas de fibro-cimento do governo do Paraná. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil enviou nesta ontem três carretas com o carregamento.
As chuvas de granizo, acompanhadas por fortes ventos, destelharam quatrocentas casas em Colorado e 180 em Mauá da Serra, no Norte do Estado, no dia 15, e outras 280 casas em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, no último dia 19 de setembro.
Bombeiros
Segundo o chefe da Casa Militar, coronel Luiz Antônio Borges Vieira, a distribuição das telhas para as famílias será acompanhada pelas comissões municipais da Defesa Civil, representadas pelo serviço de Corpo de Bombeiros.
Nos últimos meses, a Coordenadoria da Defesa Civil já havia enviado 22.600 telhas para a população de sete outros municípios atingidos por vendavais entre 31 de julho e 6 de agosto. O material atendeu 837 famílias.
Solução provisória
Sempre que é acionada, a Defesa Civil providencia de imediato a cobertura das casas com lonas plásticas, de forma provisória, até a compra e o repasse das telhas. O cadastramento das famílias é feito pelas Comissões Municipais da Defesa Civil.