A Regional CIC vai receber obras de pavimentação, educação, esportes e saúde neste ano. No dia 12 de maio será inaugurado o Eixo de Integração CIC/Tatuquara, a segunda maior obra viária de Curitiba, atrás apenas da Linha Verde. “Essa será uma obra importante de ligação para as pessoas que vivem aqui na região sul da cidade”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.
Os investimentos da Prefeitura na Regional CIC foram destacados pelo prefeito Luciano Ducci, na manhã desta quarta-feira (2), para os servidores que trabalham na Administração Regional CIC. Além das obras na região, o prefeito apresentou um balanço de todos os investimentos da Prefeitura que estão sendo feitos na cidade.
“Visitamos todas as regionais e mostramos as obras que estão em andamento na cidade. Agradeço aos servidores pelo trabalho realizado. Isso faz de Curitiba uma cidade referência no Brasil inteiro”, afirmou Luciano Ducci.
Na Regional CIC está sendo colocado asfalto novo em todas as ruas do Conjunto Oswaldo Cruz I, cerca de 6 quilômetros, e no Moradias Vitória Régia, mais 14 quilômetros.
Além disso, a recicladora de asfalto da Prefeitura está revitalizando o pavimento em dez ruas por onde passam linhas de ônibus do transporte coletivo. São mais 17 quilômetros de asfalto novo.
Na área de educação, a Prefeitura vai entregar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Corbélia, e o CMEI Aquarela neste ano. Serão mais 300 vagas para crianças de zero a cinco anos. Também está em construção a Escola Municipal Moradias Corbélia.
Também está prevista para esse ano a entrega do Clube da Gente CIC, que contará com piscinas e os moradores poderão fazer atividades físicas, esportivas, de lazer e culturais de forma gratuita.
Na área da saúde a Prefeitura vai começar as obras da Unidade de Saúde Campo Alegre no segundo semestre deste ano. A Regional também vai ganhar a Unidade de Saúde Sabará.
Balanço
Além do anúncio das obras previstas para a Regional CIC, o prefeito fez uma palestra sobre os destaques da administração municipal nos últimos anos. “Curitiba é uma cidade reconhecida internacionalmente. Temos parcerias com os governos federal e estadual e isto está garantindo vários investimentos para a cidade. Essa articulação técnica traz bons resultados para a administração”, disse Luciano Ducci.
Ao falar aos servidores, o prefeito também destacou a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que aponta Curitiba como a capital do país que mais reduziu a pobreza. A cidade baixou este índice em 65%, muito acima da média nacional que é de 42%.
Assistência Social
Na reunião, também foram citados os resultados do trabalho nos 45 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – unidades de serviços de proteção social destinados à população em situação de vulnerabilidade. Dos 31 CRAS que tiveram nota 10 em avaliação feita em 2010 pelo Ministério do Desenvolvimento Social em todo o Brasil, 15 são de Curitiba.
Foram ainda apresentadas as principais obras para a Copa do Mundo de 2014, como a reforma da Rodoferroviária, que ganhará escadas rolantes, piso de granito e comércio no segundo piso e o viaduto estaiado, no Uberaba, que é apoiado com cabos para que possibilite futuramente a passagens de linhas ferroviárias na parte inferior.
O metrô curitibano também foi lembrado pelo prefeito. O metrô sairá da CIC/Sul e irá até a Rua das Flores. “Assinei com a presidente Dilma a portaria para liberação dos recursos da obra. No dia 15 de maio será feita uma audiência pública para iniciar os procedimentos administrativos do metrô”, explicou o prefeito.
Participaram do encontro os secretários de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, da Educa&cce,dil;ão, Liliane Sabbag, e o administrador da Regional CIC, José Dirceu de Matos.
Asfalto
Após a reunião com servidores, o prefeito Luciano Ducci vistoriou as obras de asfalto nas ruas Nelson Deip e João Sguario, no Conjunto Oswaldo Cruz I. “Toda a região do CIC está recebendo obras de pavimentação. Antes tinha muito pó aqui e as obras valorizam todo o bairro”, afirmou o morador Severiano Dias.