Clima

Chuvas passageiras atingem o Paraná nos próximos dias

As chuvas passageiras de verão atingirão o Paraná durante o final de semana. O Instituto Simepar prevê as chamadas pancadas de chuva em todo o estado nos próximos três dias, incluindo Curitiba, Região Metropolitana e Litoral paranaense.

“São chuvas características do verão e devem seguir até segunda-feira. Em Curitiba, elas (chuvas) podem reduzir ainda neste domingo”, disse Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar

As chuvas observadas neste momento entre os Campos Gerais e a RMC são pontuais, mas bastante fortes. Houve queda de granizo em Ponta Grossa e em alguns bairros de Curitiba (Boqueirão), segundo informações do Instituto. Chove forte também em alguns municípios do sudoeste e do norte pioneiro. .

Radar

O radar meteorológico do instituto indica anda vários pontos de chuva com diversas nuvens com grande desenvolvimento vertical. Um dos núcleos de instabilidade se desloca neste momento do município de Tibagi em direção a Ponta Grossa. Este tipo de nuvem normalmente produz chuvas intensas, rajadas fortes de ventos e, nesse caso, a incidência de granizo, além de grande concentração de raios.

Norte

No norte do Paraná as chuvas são melhor distribuídas neste início de tarde, com grande concentração de raios entre Londrina e a divisa com São Paulo. A precipitação acumulada em Maringá e Paranavaí, nesta manhã, ultrapassou os 30 mm. No centro-sul e Campos Gerais áreas de instabilidade isoladas começam a se intensificar, conforme mostra a imagem do radar meteorológico.

A quantidade de raios detectados nas últimas horas foi bastante significativo entre o oeste e o noroeste do Paraná. Em parte do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, foram mais de 17 mil descargas elétricas entre as 06 h e as 10 h e 30 min.

Noroeste

As áreas de instabilidade que atingem o noroeste do Paraná se deslocam no sentido oeste para leste. de acordo com o radar meteorológico do Simepar. Estas áreas chuvosas devem atingir Maringá, com trovoadas, na próxima hora.