Chuvas fazem viajantes esperarem em aeroportos do Paraná

As chuvas que atingiram a região oeste do Paraná ontem provocaram o cancelamento de quatro (28,6%) dos 14 voos previstos para o Aeroporto de Foz do Iguaçu. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), além dos cancelamentos, outros seis estavam atrasados até o início da noite de ontem. Em Curitiba, dos 69 voos previstos para ontem, três haviam sido cancelados e 14 estavam atrasados, segundo boletim das 18h da Infraero.

Por meio de sua ouvidoria, o aeroporto de Foz do Iguaçu informou que, por volta das 18h30 de domingo, os aviões estavam pousando e decolando normalmente e sem a ajuda de aparelhos. O teto era de quatro mil pés.

A Infraero também registrou problemas por conta da chuva no aeroporto de Campo Grande (MS). Lá, dos 25 voos previstos, 13 (52%) haviam sido cancelados. Em todo o Brasil, estavam previstos 1.476 voos domésticos. Desses, 306 (20,7%) atrasaram e 93 (6,3%) foram cancelados.

Procedimento

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas são obrigadas a reembolsar imediatamente o passageiro cujo voo for cancelado ou atrasar mais de quatro horas, se o bilhete já estiver quitado. A Resolução 141 da Anac, que entrou em vigor no mês passado, determina ainda que a empresas ofereçam assistência ao passageiro, com apoio material, que inclui acesso telefônico e à internet, uma hora depois do atraso ou cancelamento. Depois de duas horas, elas também são responsáveis pela alimentação do passageiro, e, a partir de quatro horas, pela hospedagem em local adequado. O passageiro terá ainda a opção de terminar o trajeto por meio de outro transporte ou esperar o próximo voo.

Quebrou

Quem ia para Paris teve que esperar 28 horas no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, no fim de semana. Falha técnica no motor do Airbus A330-200, da Air France, impediu que a aeronave saísse às 19h05 de sábado. Depois de inspeção de quatro horas, os passageiros foram informados de que o voo havia sido remarcado para às 23h de ontem, atraso de 28 horas. Segundo a Air France, os 170 passageiros foram acomodados em hotéis do Rio de Janeiro.