As chuvas que atingiram o Paraná nas últimas semanas interferiram na volta às aulas dos alunos da rede estadual. No Norte Pioneiro, as cidades mais afetadas pelas enchentes, como Sengés e Tomazina, só devem receber os estudantes daqui a algumas semanas.

continua após a publicidade

Segundo a superintendente da educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Alayde Digiovanni, foram problemas pontuais e os alunos não devem sofrer prejuízos pedagógicos.

“Não houve problema nas escolas do Norte Pioneiro, mas sim de acesso aos locais, principalmente ao ensino médio, dos alunos que vêm do campo”, afirma. As aulas devem iniciar ainda este mês, depois de conversa entre governo estadual e municípios.

Mesmo ainda longe do inverno, a Seed lembra os pais de cobrarem ações dos colégios para evitar a gripe A (H1N1), motivo de suspensão de aulas em 2009. “Toalha descartável e material para lavar as mãos devem ser disponibilizados no banheiro e os diretores têm que colocar essa despesa no orçamento. Se não tiver, os pais devem questionar o colégio”, diz Alayde.

continua após a publicidade

Em São José dos Pinhais, três escolas municipais extrapolaram a quantidade máxima de alunos e a Secretaria de Educação da cidade lançou mão de soluções alternativas.

Parte das turmas da Escola Municipal Eugênia Talamini está tendo aulas improvisadas em um salão paroquial. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do bairro São Marcos, Rodrigo Bertoncello, não há capacidade na escola para receber os cerca de 800 alunos matriculados.

continua após a publicidade

“Tem uma obra abandonada na frente do colégio que já deveria estar pronta para receber as crianças”, conta. O diretor-geral da Secretaria de Educação, Geraldo Silva, informa que houve problemas com a construtora vencedora da licitação que impedem a continuidade da obra.

Segurança

Com o início do ano letivo, agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) irão até as escolas conversar sobre transporte seguro de crianças, até 26 de março.

Dentro das escolas, é feito um alerta aos pais sobre o transporte de crianças em dispositivos de retenção apropriados à idade e sobre a contratação de transporte escolar.