As fortes chuvas que atingiram o Paraná desde a tarde de segunda-feira até ontem afetaram aproximadamente 186 mil pessoas e deixaram 250 desabrigados em 19 municípios, segundo a Defesa Civil. Somente em Cascavel, onde as rajadas de vento alcançaram 76,6 km/h, foram 120 mil atingidos.
Em Curitiba, 1.500 habitantes sofreram danos por causa da precipitação e dos vendavais. A chuva de granizo destelhou cerca de 300 casas no Cajuru e Capão da Imbuia. Algumas residências no Alto da Glória também foram destelhadas durante o temporal ocorrido na madrugada de segunda para terça-feira. Na região metropolitana, os municípios mais prejudicados foram Campo Largo (54 mil pessoas atingidas) e Pinhais (4.500). A situação mais grave ocorreu em Rio Branco do Sul, quando uma casa na Rua Flávio Johnson, no centro, quase foi destruída por deslizamento de terra. A Defesa Civil distribuiu 32,4 mil metros de lonas plásticas e 10 mil telhas aos moradores das casas danificadas pelo granizo.
Sem energia
De acordo com a Copel, cerca de 147 mil residências em Curitiba, região metropolitana e litoral ficaram sem energia elétrica. Em Curitiba, faltou luz em 34,5 mil unidades de 18 bairros. A maior parte dos transtornos ocorreu no Bacacheri, Vista Alegre, Bom Retiro, Santa Felicidade e Centro. Todo efetivo de técnicos e eletricistas, além de coordenadores e supervisores de operação foram mobilizados pela Copel, totalizando mais de 250 profissionais. Até o final da tarde de ontem, cerca de 4 mil domicílios ainda estavam sem energia elétrica, dos quais mil em Pinhais.
O trânsito também ficou complicado. Segundo a Urbs, a falta de energia comprometeu o funcionamento dos semáforos no Portão, Jardim Botânico e Rebouças. No Bigorrilho, o lago do Parque Barigui alagou e tumultuou o tráfego.
Mais temporal hoje à noite
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as fortes chuvas deverão voltar a castigar o Paraná a partir da noite de hoje. Durante o dia, o sol deverá prevalecer na Grande Curitiba e a temperatura máxima será de 22 graus. Na capital, o volume de chuva acumulada ontem atingiu a marca de 57 milímetros. Até sábado, as pancadas de chuva deverão acontecer somente no final da tarde e à noite, de forma isolada.