Duas residências nas Moradias União, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, desabaram parcialmente na noite da última quinta-feira (26) em consequência das fortes chuvas do mesmo dia. As casas, que estão em um único terreno, ficam ao lado de um córrego que cruza o bairro.
Os moradores sentiram o chão de uma das residências pendendo para um lado antes do desabamento. “Vimos tudo acontecer. Um muro já estava pendendo, sinal de que podia acontecer alguma coisa. Foi um enorme susto”, contou o profissional autônomo João Barbosa, morador de uma das residências.
A outra casa era ocupada por familiares. Barbosa garantiu que a prefeitura de Curitiba está dando todo o apoio para a família desde a comunicação oficial da ocorrência e conta com esta ajuda. Os moradores passaram a manhã de ontem retirando móveis e roupas. Eles aguardavam um posicionamento da Defesa Civil Municipal sobre as condições das estruturas e tentavam arranjar um lugar para abrigar tudo.
Água Verde
O susto também foi grande em uma residência na Rua Alcebíades Plaisant, no bairro Água Verde. Com a forte chuva de ontem, um buraco abriu no terreno, entre a casa e um prédio em construção. A residência foi interditada pela Defesa Civil Municipal na noite da última quinta-feira. A casa é ocupada por uma senhora de 83 anos, que depois da interdição ficou junto com uma das filhas.
“Vamos esperar agora o conserto disto tudo. O buraco está ao lado de onde é o quarto da minha tia”, afirma Arline Ivanchehen da Silva. No mesmo terreno há uma outra residência, que por enquanto não sofreu danos. “Quando me chamaram, achei que era pouco. Mas quando nós vimos, tomamos um susto. Foi dado o prazo de cinco dias para arrumar isto aqui”, contou Ariete Ivanchechen, que mora na parte de trás do mesmo terreno.
Uma pessoa ligada à construção e que está auxiliando na formulação de um laudo sobre a ocorrência, que não quis se identificar, informou que ainda não foi feito no local a chamada cortina de contenção, em função das chuvas. Houve o comprometimento de começar o conserto ainda ontem. O laudo deve ser entregue em 10 dias para a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da Prefeitura de Curitiba.
Confira aqui a galeria de fotos do local.