A chuva não deve dar trégua nessa semana. De acordo com a previsão do Simepar, o tempo deve continuar instável em todas as regiões do estado ao longo da semana e as temperaturas não devem sofrer grandes alterações. Até o início da tarde de ontem nenhuma ocorrência causada pelo excesso de chuva havia sido registrada pela Defesa Civil. Segundo o Simepar, as cidades onde mais choveu são da região Central do Paraná: Pitanga, Guarapuava e Pinhão.
Em Curitiba, os termômetros não devem passar dos 24ºC durante a semana, com mínimas que variam entre 15ºC e 17ºC. Em Ponta Grossa, os termômetros variam entre 14ºC e 25ºC de amanhã até sexta-feira.
No Litoral, onde havia um alerta para alagamentos, as temperaturas ficam entre 20ºC e 25ºC.
Em alerta
Através de informações levantadas pelo Simepar, a Defesa Civil age para que o atendimento às regiões impactadas seja o mais ágil possível. “Utilizamos uma rede de informações criada para prevenção de desastres através da campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa preparar os municípios para situações de crise, tornando essas cidades resilientes. A intenção é reduzir a vulnerabilidade dos municípios e criar estruturas que consigam agir rápido”, explica o tenente Marco Vidal. Desde o início desse ano, Curitiba já é uma cidade resiliente. Para isso, a prefeitura adotou o sistema de alerta e gestão de risco. O sistema acompanha, através de 11 pluviômetros espalhados nas regiões, a evolução das chuvas. Essa informação é repassada prontamente para a Defesa Civil, secretarias municipais de defesa social e do trânsito, Cemaden e Cindacta II.