Chuva garante mais um dia com água

A Sanepar decidiu ontem manter a suspensão do rodízio de água para o grupo 4, que teria o abastecimento interrompido hoje, a partir das 14h. O grupo 5, no entanto – que fica sem água às terças-feiras – terá de esperar até a tarde de hoje para saber se a suspensão do racionamento continuará. A companhia de abastecimento, que retomaria o rodízio hoje, decidiu mantê-lo por mais um dia por conta da chuva de sábado. Apesar de o volume não ter sido significativo, foi suficiente para evitar a abertura das barragens de imediato.

As chuvas do fim de semana em Curitiba e região metropolitana foram irregulares, informou o Instituto Tecnológico Simepar. A área leste, onde estão as principais represas (Iraí e Piraquara), foi a que teve os menores índices de precipitação, alcançando 4 milímetros de chuva. Já o sul e oeste da cidade foram as regiões onde choveu mais, chegando aos 20 mm.

Corte atinge 40 mil pessoas

A Sanepar realiza hoje serviço de melhoria no reservatório Santa Felicidade, afetando o sistema de abastecimento dos bairros Butiatuvinha, Cascatinha, Lamenha Pequena, Santa Felicidade e São João, em Curitiba. O mesmo procedimento será feito em Campo Magro, podendo faltar água no bairro Boa Vista, e em Almirante Tamandaré, onde os moradores do bairro Tanguá podem ter o abastecimento comprometido. Quarenta mil pessoas podem ficar sem água, caso não tenham reservatório domiciliar.
O serviço tem início às 14h e a normalização do abastecimento está prevista para as 2h da madrugada.  O objetivo é oferecer maior segurança operacional ao abastecimento público.

Na semana passada, a Sanepar anunciava a interrupção do rodízio até ontem e avisava que, caso as previsões de chuva para o fim de semana se confirmassem, a suspensão poderia se estender por mais alguns dias. Só que os 20 mm esperados não caíram no lado da cidade onde deveriam e, agora, a companhia pode ter de abrir novamente as barragens a partir de amanhã – até ontem, o nível da água no canal extravasor (acumula o volume da bacia incremental, formada pelos rios que fornecem água à cidade) estava em 12 centímetros, suficiente para evitar o uso dos reservatórios ainda hoje.

Avaliação

Hoje, os técnicos fazem avaliação global das chuvas em toda a região e decidem como ficará o racionamento amanhã. A assessoria de imprensa da Sanepar explica que, como choveu pouco, não é possível prever a situação a longo prazo e a avaliação tem de ser feita dia a dia, verificando-se o volume de água no canal.

Depois do domingo nublado, a expectativa é que o tempo abra já a partir de hoje, mas as temperaturas prometem cair. Na tarde de ontem, em Curitiba, os termômetros registravam 12 graus; entre hoje e amanhã, a mínima prevista é de 6 graus e a máxima não deve ultrapassar os 20.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo