Apesar da intensidade, o forte temporal de pouco mais de vinte minutos de duração que atingiu Curitiba e Região Metropolitana no final da tarde de ontem não ocasionou grandes estragos. Fora o susto, segundo destacou o Corpo de Bombeiros (CB), somente algumas árvores caíram e alguns fios de energia elétrica foram danificados pelos ventos.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o evento da tarde de ontem também aconteceu em outros pontos do Estado. Ventos fortes seguidos de chuvas e trovoadas têm sido comuns nas regiões atingidas pela passagem de uma linha de instabilidade. O forte calor aliado à grande quantidade de umidade favoreceram a formação do temporal. "As condições do clima favoreciam a formação de chuva forte. Normalmente, seria uma pancada de chuva, mas chegou com maior intensidade", disse Lizandro Oliveira Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Esse panorama deve se estender até amanhã nas principais cidades do Estado. Segundo o Simepar, em Curitiba, Maringá e Londrina, as altas temperaturas forçam a formação de novas pancadas de chuva. O fenômeno que atingiu a capital também foi verificada no sul de Ponta Grossa, no Norte e Noroeste do Paraná.