Áreas de instabilidade voltam a intensificar sobre o Paraná, provocando temporais isolados entre esta sexta-feira, dia 10, e sábado (11). O alerta é da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com base em previsões meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
De acordo com o Simepar – Tecnologia e Informações Ambientais – nesta sexta-feira o tempo continua bastante instável nas regiões paranaenses. A frente fria segue atuando em parte do Estado, enquanto áreas de instabilidade, que estão em formação no Paraguai e Mato Grosso do Sul, avançam para o Paraná.
Por isso, ainda chove na maioria das regiões, inclusive com volumes de precipitação significativos (norte e leste, principalmente). As temperaturas permanecem mais amenas em função do tempo chuvoso.
Para Maringá a previsão para a madrugada deste sábado, dia 11, é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A manhã será de chuva moderada, passando a registrar trovoadas no período da tarde. A partir de domingo o céu terá poucas nuvens.
Diante dessas previsões, o diretor de operações da Defesa Civil de Maringá, Vagner Mussio, recomenda à população para evitar áreas de alagamentos e de eventual risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, a população deve evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, queda de árvores e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Os moradores também devem manter limpas as calhas, rufos, ralos e outros condutores de suas residências ou estabelecimentos comerciais para evitar obstruções na passagem da água da chuva.
Em caso de emergência ou para eventual necessidade de retirada de galhos e árvores de vias públicas ou quintais de residências o morador poderá ligar para os números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 197 (Defesa Civil).