Beleza e destruição

Chuva de granizo assusta em Guarapuava

Uma chuva de granizo que atingiu o distrito de Entre Rios, na região de Guarapuava, centro sul do Paraná, danificou pelo menos 14 casas na tarde da última segunda-feira (15).

Levantamento feito pela Defesa Civil estadual apontou, no final da tarde de ontem, que aproximadamente 100 pessoas foram afetadas pelas pedras de gelo. Até o início da noite de ontem ainda existiam pedras acumuladas em algumas regiões da colônia Vitória, em Entre Rios.

O Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que atendeu a ocorrência, distribuiu 430 metros de lona que foram utilizados na cobertura das residências danificadas. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná, apenas a região de Entre Rios foi afetada. “Além das 14 residências e das 100 pessoas atingidas, registramos a queda do teto de um posto de combustíveis sobre um carro e problemas em um hospital”, disse.

Pacientes do Hospital Semmelweis foram transferidos para outras instituições da região, conforme explica o coordenador do hospital, Eduardo Potulski. “Tivemos que transferir quatro pacientes que estavam internados para outros locais. Passaremos essa semana por uma avaliação que apontará se algum equipamento sofreu danos em por causa do granizo”, disse.

Potulski relata que a chuva foi intensa durante aproximadamente meia hora. “Tudo começou por volta das 16h30 de segunda-feira. Acredito que esse gelo ainda leve três dias para derreter”, disse o coordenador.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, a chuva de granizo verificada em Entre Rios é comum. “É normal acontecer esse tipo de fenômeno durante a primavera. A previsão é que não existam chuvas fortes até sábado”, afirmou a técnica em meteorologia do Simepar, Vanessa D’Ávila.