A pancada de chuva que caiu neste domingo de Páscoa na Grande Curitiba representou mais de um terço do previsto para o mês de abril, quando historicamente chove cerca de 90 milímetros (mm). Durante toda a tarde choveu 33 mm, sendo 20 mm em apenas meia hora. Houve queda de granizo em algumas regiões. A chuva forte, causada por uma frente fria que avançou pelo oceano, trouxe transtornos especialmente no Centro e no Boqueirão, na capital, e em São José dos Pinhais.

continua após a publicidade

Os bombeiros atenderam cerca de 20 ocorrências, a maioria referente a alagamentos. No Boqueirão, uma casa ao lado de um córrego na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro ficou alagada. Pelo menos cinco ruas importantes da capital registraram alagamentos e precisaram do apoio de agentes da Secretaria de Trânsito (Setran). As equipes estiveram em dois pontos da Marechal Floriano Peixoto, no Boqueirão; na Brasílio Itiberê; na Alferes Poli e na Desembargador Westphalen, onde a tampa de um bueiro se soltou e o asfalto ficou prejudicado.

Durante a tarde, 50 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, especialmente nos bairros Sitio Cercado e Vila Hauer. Até o final da noite de ontem 300 pontos ainda estavam sem luz, informou a Copel. A chuva forte também impediu a realização da apresentação Sinfonia da Paz, que aconteceria ontem na Pedreira Paulo Leminski. A nova data ainda não foi definida.

As mudanças bruscas no tempo devem continuar durante toda a semana. As temperaturas devem variar entre 13´ e 27´. “As manhãs continuam um pouco mais frias e as tardes devem esquentar um pouco mais, mas nada de altas temperaturas”, diz Fernando Mendes, meteorologista do Simepar.

continua após a publicidade

Ele descarta uma queda na temperatura, mas alerta para possíveis pancadas de chuvas nos fins de tarde. “Não teremos nenhuma massa de ar frio, mas como estamos no outono, o tempo fica instável e podemos ter chuvas mais fortes e até incidência de ventos”, afirma o meteorologista. Entre hoje e amanhã as possibilidade de temporal são maiores e a partir de quarta-feira a chuva fica mais fraca.

Marco André Lima
Motoristas passam pela Desembargador Westphalen alagada. Veja na galeria de fotos a forte chuva.

Veja na galeria de fotos a forte chuva.

continua após a publicidade