A pancada de chuva que caiu neste domingo de Páscoa na Grande Curitiba representou mais de um terço do previsto para o mês de abril, quando historicamente chove cerca de 90 milímetros (mm). Durante toda a tarde choveu 33 mm, sendo 20 mm em apenas meia hora. Houve queda de granizo em algumas regiões. A chuva forte, causada por uma frente fria que avançou pelo oceano, trouxe transtornos especialmente no Centro e no Boqueirão, na capital, e em São José dos Pinhais.
Os bombeiros atenderam cerca de 20 ocorrências, a maioria referente a alagamentos. No Boqueirão, uma casa ao lado de um córrego na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro ficou alagada. Pelo menos cinco ruas importantes da capital registraram alagamentos e precisaram do apoio de agentes da Secretaria de Trânsito (Setran). As equipes estiveram em dois pontos da Marechal Floriano Peixoto, no Boqueirão; na Brasílio Itiberê; na Alferes Poli e na Desembargador Westphalen, onde a tampa de um bueiro se soltou e o asfalto ficou prejudicado.
Durante a tarde, 50 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, especialmente nos bairros Sitio Cercado e Vila Hauer. Até o final da noite de ontem 300 pontos ainda estavam sem luz, informou a Copel. A chuva forte também impediu a realização da apresentação Sinfonia da Paz, que aconteceria ontem na Pedreira Paulo Leminski. A nova data ainda não foi definida.
As mudanças bruscas no tempo devem continuar durante toda a semana. As temperaturas devem variar entre 13´ e 27´. “As manhãs continuam um pouco mais frias e as tardes devem esquentar um pouco mais, mas nada de altas temperaturas”, diz Fernando Mendes, meteorologista do Simepar.
Ele descarta uma queda na temperatura, mas alerta para possíveis pancadas de chuvas nos fins de tarde. “Não teremos nenhuma massa de ar frio, mas como estamos no outono, o tempo fica instável e podemos ter chuvas mais fortes e até incidência de ventos”, afirma o meteorologista. Entre hoje e amanhã as possibilidade de temporal são maiores e a partir de quarta-feira a chuva fica mais fraca.
Marco André Lima |
---|
Motoristas passam pela Desembargador Westphalen alagada. Veja na galeria de fotos a forte chuva. |
Veja na galeria de fotos a forte chuva.