O Instituto Tecnológico Simepar já registrou em Curitiba um acúmulo de chuva de 85 milímetros, entre a 0h até as 16h desta quinta-feira (26). O volume previsto para todo o mês de abril na capital é de 95 milímetros. No acumulado do mês já são 160 milímetros

continua após a publicidade

A enorme quantidade de chuva forma diversos pontos de acúmulo de água em ruas e terrenos. Os motoristas tiveram dificuldades de enfrentar a água na pista na Linha Verde Norte (BR-116), entre os bairros Tarumã e Bairro Alto, durante a manhã. De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, foi registrado pela manhã um ponto de alagamento na Cidade Industrial de Curitiba, no qual moradores de uma residência não conseguiram sair de casa em função da quantidade de água. Outro ponto de alagamento foi detectado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Houve ainda dois casos de desabamentos de muros em Curitiba e outro em Almirante Tamandaré. A Defesa Civil Municipal informou que um das situações em Curitiba aconteceu na Rua Júlio Batista Pereira, no bairro Tatuquara, no fundo de uma residência, sem feridos. Em Guarapuava, na região centro-sul do Paraná, um alagamento atingiu 15 residências, segundo a Defesa Civil estadual. Contudo, os moradores já voltaram para suas casas.

A Sala de Imprensa da Polícia Militar informou que houve a queda de um muro de arrimo na Rua Zacarias de Paula Xavier, no centro de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Os destroços atingiram automóveis que estavam próximo ao muro. Também em Colombo houve desmoronamento de terra e árvores próximo a uma empresa. Oito mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica no bairro Ahú, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira, segundo a assessoria de imprensa da Copel.

continua após a publicidade

“Uma área de instabilidade, que veio do Paraguai, chegou ao Paraná ontem. O deslocamento desta área de instabilidade está causando chuva em todas as regiões do Estado”, explica Paulo Barbieri, meteorolgista do Simepar. Nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado já choveu mais de 100 milímetros desde ontem. Em Cascavel foram 125 milímetros; em Santa Helena, 141 milímetros; e em Pato Branco, 129 milímetros.

Deve chover durante todo o dia em Curitiba e a intensidade das pancadas deve diminuir apenas à noite. Nesta sexta-feira, o tempo melhora um pouco, com possibilidades de chuviscos. Uma frente fria deve chegar ao Paraná no sábado, trazendo novamente a possibilidade de chuvas mais consistentes. 

continua após a publicidade

Confira aqui a galeria de fotos de Curitiba.