A chuva que caiu sobre Curitiba e região metropolitana durante quase toda a semana causou estragos em vários municípios, na noite da última quarta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados alagamentos, em São José dos Pinhais e Araucária e quedas de árvores em Colombo e Almirante Tamandaré. Em Rio Branco do Sul, houve desabamentos parciais de duas residências.

continua após a publicidade

Segundo a Defesa Civil do Paraná, um muro desabou e colocou em risco uma casa no Jardim Itaú, em Itaperuçu. Já em Rio Branco do Sul, houve um deslizamento de uma encosta. Um poço começou a ceder e comprometeu outra residência, de onde uma família teve de ser retirada.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, somente na segunda-feira foram registrados 32 milímetros de água. Na última quarta-feira foram 20 milímetros de chuva.

De acordo com o Simepar, o mês de janeiro deve registrar um volume de chuva superior à média mensal correspondente de 165 milímetros. Desde o dia 1.º até a última quarta-feira, o órgão já havia contabilizado 154 milímetros de precipitação. O volume acima da média histórica se deve à instabilidade decorrente do fenômeno El Niño.

continua após a publicidade