A chuva que atingiu o Paraná entre a noite de domingo e a tarde de ontem voltou a causar estragos na Região Metropolitana de Curitiba. Em Almirante Tamandaré, a enxurrada derrubou muros e invadiu casas.

continua após a publicidade

A Defesa Civil também registrou alagamentos no município da Lapa, Ponta Grossa, Prudentópolis e Manoel Ribas. Na noite de domingo, o mal tempo também fez com que vôos fossem cancelados no aeroporto de Londrina.

Em Almirante Tamandaré, no bairro Santa Terezinha, o Rio Barigui transbordou. Ainda ontem, era impossível transitar em algumas ruas transversais à Rua Fredolin Wolf.

Já no bairro Tranqueira, a força da água derrubou o muro da moradora Beverli Ciona, que também teve a casa invadida pela lama por volta das 23h de domingo. “Acordei com um estrondo e com a água já dentro do quarto”, relata a moradora, que conta ter passado a madrugada erguendo móveis e limpando a sujeira.

continua após a publicidade

O secretário de Obras Públicas de Almirante Tamandaré, Dilaor João Machado, conta que os alagamentos acontecem devido às ocupações serem desenvolvidas nas proximidades do Rio Barigui.

“A prefeitura tem efetuado ações de limpeza das tubulações, mas apenas a construção de diques de contensão no leito do rio poderiam amenizar mais incisivamente o problema”, diz. O secretário informou, no entanto, que o município não dispõe de recursos suficientes para implementar os diques.

Estrada

continua após a publicidade

Na manhã de ontem, a rodovia PR-478, região noroeste, precisou ser interditada entre os trechos de Loanda e São Pedro do Paraná depois que a chuva abriu uma cratera de 30 metros de largura e 6 metros de profundidade na altura do quilômetro 16. Não há previsão para liberar a via.