Ao menos 50 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Paraná entre a tarde de quinta-feira (22) e madrugada de hoje (23), segundo informações da Defesa Civil estadual. Os estragos foram mais graves na região Sudoeste e Centro-Sul do estado, onde cerca de 2 mil moradores sofreram as conseqüências do temporal.
O município de Cascavel sofreu com um vendaval durante a madrugada. Cerca de 80 casas tiveram os telhados destruídos devido aos fortes ventos, afetando 300 pessoas. O aeroporto da cidade teve o telhado totalmente arrancado. Há galhos de árvores espalhados pela pista, o que causou o cancelamento de quatro vôos durante a manhã. Com a força dos ventos, um avião que estava na pista chegou a ser arrastado e sofreu danos na parte traseira. O aeroporto está operando normalmente desde o início da tarde.
Várias outras edificações foram afetadas, dentre elas um posto do Corpo de Bombeiros, que teve parte do telhado de folhas de zinco arrancado. Os bairros mais atingidos foram Santa Felicidade, Guarujá, Kebec, XIV de Novembro e Universitário.
Foram registrados casos de enxurrada nas cidades de Francisco Beltrão, Palmas, Salgado Filho, Pato Branco e General Carneiro. As estimativas apontam para mais de 800 pessoas desalojadas – as que podem contar com a ajuda de amigos e parentes – e 240 desabrigadas – as que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos.
Em General Carneiro, 74 residências foram afetadas por enchentes e inundações, deixando 80 pessoas desalojadas e 50 desabrigadas. Em todo o estado, a Defesa Civil contabiliza 240 desabrigados e 864 desalojados em decorrência das chuvas.
Cobertura completa das chuvas em todo o Estado na edição deste sábado dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná.