Água pra valer!

Litoral sofre com alagamentos após chover 76% do esperado no mês num único dia

deslizamento-chuva-pr-405-litoral
Foto: Divulgação/BPMOA.

A chuva preocupa os moradores e também os bombeiros do Litoral nos últimos dias. De sexta-feira (22) para sábado (23), os acumulados de chuva se intensificaram de forma expressiva e, em alguns pontos, chegaram a 252 mm de água – o que equivale a 76% do volume médio esperado para janeiro. Na sexta, inclusive, os Bombeiros tiveram vários registros de situações de alagamentos e até deslizamentos de terra, mas sem feridos.

Conforme os dados divulgados, as comunidades de Morro Inglês, Alexandra, Santa Cruz e Floresta, todas no município de Paranaguá, foram as mais afetadas pela chuva. De acordo com a Defesa Civil, no Morro Inglês o acumulado foi de 202 mm e no quilômetro 10 da BR-227 acumulou 252 mm. Já em Paranaguá foi 151,8 mm de água acumulada. Nas cidades de Guaraqueçaba e Floresta, foi 104 e 100 mm acumulados.

LEIA TAMBÉM Nebulosidade e umidade garantem sábado chuvoso em Curitiba e Litoral

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, destacou que o acumulado foi expressivo. “E durante as próximas horas ainda são previstos mais eventos de precipitação nos municípios da região litorânea”, alertou.

Deslizamento em Matinhos preocupou, mas foi sem danos. Foto: Divulgação/BPMOA.

Deslizamentos de terra e alagamentos

A maior parte dos atendimentos dos Bombeiros e da Defesa Civil nesta sexta-feira foi em Paranaguá. Na cidade histórica do litoral, as equipes atenderam a pelo menos seis chamados por alagamentos e ajudaram nove pessoas atingidas e sete desalojadas, que foram encaminhadas à casa de parentes ou amigos.

Ainda em Paranaguá, uma pessoa ficou desabrigada e precisou ser encaminhada, pela Defesa Civil da cidade, a um abrigo. Além disso, um deslizamento de terra próximo à BR-277, no km 8, preocupou as equipes, mas sem grandes danos.

Já nas outras cidades do litoral, os atendimentos foram variados. Em Guaratuba, os bombeiros prestaram apoio a um deslizamento de terra próximo ao ferry boat. Por conta da terra no asfalto, o fluxo de veículos teve que parar.

Morro do ferry boat precisou ter o trânsito bloqueado. Foto: Corpo de Bombeiros.

Em Matinhos também houve deslizamento de terra, mas em região de mata no bairro Sertãozinho. Por lá, nenhum dano foi registrado. O Corpo de Bombeiros também precisou ajudar pessoas a saírem de suas casas por causa do alagamento. Em Pontal do Paraná, as equipes orientaram moradores e veranistas sobre as regiões alagadas ou inundadas, mas ninguém chegou a ficar desalojado.

Outro deslizamento de terra também foi registrado em Antonina, no bairro Tucunduva, onde foram poucos os danos à via pública. A cidade de Guaraqueçaba ficou ilhada por um tempo depois que houveram pontos de alagamentos na PR-405. Segundo os bombeiros, foram pelo menos três situações, que já foram resolvidas.

A PR-405 foi bem atingida, mas situação já foi normalizada. Foto: Divulgação/BPMOA.

Atenção no litoral continua!

As equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil continuam atentas às possíveis novas situações provocadas pela chuva, uma vez que o Simepar informou que o Litoral deve continuar sendo a região do Estado mais afetada. Neste sábado, porém, a situação é menos preocupante.

À Tribuna do Paraná, a tenente Ana Paula reforçou ainda que em Morretes, onde tivemos uma chuva que provocou desastres em 2011, a situação é tranquila. “Continuamos, junto com a Defesa Civil, fazendo monitoramento e avaliação dos pontos onde há possibilidade de deslizamentos, mas nenhuma região está, até o momento, nem perto de ser afetada como em 2011. Por enquanto, tudo está sob-controle”.

De todo modo, fica o alerta para que as pessoas continuem atentas aos sinais de inundação, alagamentos e até de deslizamentos. Se estiver numa área segura, mantenha-se abrigado e evite passar por áreas alagadas. Caso esteja em região próxima ou sujeita a deslizamentos, saia de casa e procure um local seguro. Se necessário, acione socorro especializado do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou da Defesa Civil, pelo telefone 199.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna