Os estragos causados pelo temporal que caiu em Curitiba na madrugada de terça para quarta-feira da semana passada, continuam sendo contabilizados. Um deles é um buraco na Rua Francisco Dallalibera, em Santa Felicidade, entre as ruas Jacob Basso e Emílio A. da Silva.
Segundo moradores, o buraco abriu repentinamente durante o temporal, com o aumento no fluxo de água do Rio Cascatinha. As águas, que passam por baixo da rua por uma manilha, passaram sobre a via, causando a erosão.
Não há calçada no local – apenas uma faixa de grama e o buraco já está a menos de um metro do asfalto. Fora fitas de isolamento, não há mais qualquer proteção. A rua tem bastante movimento de veículos. Pelo menos duas linhas de ônibus passam regularmente pelo local. O rio passa por baixo da rua por dentro de uma manilha apenas.
Para o industriário Roberto Basso, que teve parte de seu muro engolido pela enxurrada, a preocupação não é só com o fechamento do buraco, mas também em relação ao que a Prefeitura fará para evitar que o problema se repita. ?O tubo que tem hoje não vence mais toda a água que passa. Deveria ter uma galeria?, alerta.
Segundo ele, é a quarta vez em menos de cinco anos que o rio atravessa por cima da rua, causando transtornos e colocando vidas em risco. ?Nesse último temporal, contamos cinco carros que ficaram presos na água. Um deles por pouco não foi levado?, conta.
De acordo com Bortolo Miola Neto, outro morador do local, a situação está perigosa. ?A terra está muito solta. Se passar um caminhão mais carregado, vai tudo abaixo. A Prefeitura tem que começar a arrumar aqui urgente?, alerta. O rio passa muito perto de seu terreno e, durante o temporal, as águas quase invadiram sua casa.
A Prefeitura de Curitiba informou que deverá recuperar a área em duas semanas, mas ainda está estudando de que forma isso será feito. O Rio Cascatinha é afluente do Rio Uvu, que desemboca no Rio Barigüi, onde, durante o temporal da semana passada, quatro pessoas morreram depois que o carro onde estavam foi levado por uma enxurrada. Só a região de Santa Felicidade registrou 12 alagamentos na ocasião.